CAJ inicia atendimento para crianças com espectro autista seguindo protocolo sanitário da Covid-19
Inaugurado em 1º de agosto, o primeiro centro de referência do autismo da região de Campinas já recebe crianças e adolescentes da RMC.
O início das atividades no recém-inaugurado prédio do Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna já é considerado sucesso. Cerca de 120 famílias estão sendo atendidas.
O CAJ é considerado o primeiro centro de referência no atendimento do autismo da RMC e teve sua inauguração oficial em 1º de agosto de 2020 com a presença de autoridades locais. De maio de 2019 até a data da inauguração, os atendimentos às pessoas com espectro autista eram feitos provisoriamente no prédio do Centro de Equoterapia (CEJ).
Todas as atividades do CAJ seguem os protocolos sanitários contra a disseminação da Covid-19: obrigatoriedade de máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento social. Cada criança é atendida em sala separada, sendo possível realizar dez atendimentos por hora.
As atividades são voltadas às crianças e adolescentes a partir de 8 meses de idade que apresentam atraso no desenvolvimento.
Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente são registrados cerca de 150 mil casos de autismo por ano no Brasil.
O transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente.
O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Para o tratamento, o CAJ conta com atividades com psicopedagogas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O CAJ é uma empresa privada que atende o serviço público das prefeituras cadastradas no sistema Sismetro. As prefeituras que quiserem se cadastrar podem entrar em contato por email .
CAJ (Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna)
O CAJ nasceu da expertise e dos excelentes resultados do trabalho realizado pela equipe do Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ) no atendimento de autistas.
Em maio de 2019, o proprietário Wilson Mellilo abraçou, ao lado de sua filha Veridiana Mellilo, o desafio iniciar o trabalho voltado às crianças com espectro autista para atender a demanda do Município em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna. Os atendimentos eram realizados provisoriamente no prédio do CEJ.
Em menos de um ano, o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna atendeu 114 famílias nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e terapia ocupacional.
Desbravando o desafio de abrir o primeiro Centro de Referência do Autismo no circuito das águas, Wilson e Veridiana inauguraram em 1º de agosto de 2020, o prédio do CAJ ampliando a missão da ‘’imensa alegria de servir’’ através de um atendimento de referência a todos. A expectativa é de aumento de atendimentos e municípios após inauguração do prédio que conta com 10 salas e capacidade para 80 atendimentos por dia.
“Dedicamos as nossas vidas ao ato de servir com excelência. O desafio nos encorajou a subir um império para atender nossos pacientes e suas famílias com os melhores profissionais do mercado, embasados nas melhores abordagens e técnicas. Com o trabalho de nossa equipe em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna proporcionamos ao nosso Município um serviço de primeiro mundo. Com o apoio de empresas, escolas e outras prefeituras, disponibilizaremos essa oportunidade à todas as famílias do nosso Estado”, afirma Wilson Mellilo.
O CAJ é uma empresa privada que atende o serviço público com os projetos: Empresa Amiga: Engaja empresas com responsabilidade social comprometidas com nossa causa a disponibilizarem vagas para famílias de toda a região; Escola Amiga: Projetos especiais personalizados e palestras para equipe pedagógica e para alunos, afim de proporcionar a felicidade de todos no espaço escolar e; Prefeitura Amiga: Atendimento especializado para receber a demanda do município em parceria com a secretaria de saúde da cidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>