Com ensino on-line, brasileiros aceleram aprendizado de idiomas
Segundo pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, em cerca de dois meses os estudantes podem adquirir o conhecimento equivalente a um semestre acadêmico
O isolamento social, provocado pela atual pandemia, transformou o cotidiano da população. No setor da educação, por exemplo, as aulas presenciais deram lugar às aulas on-line e aplicativos de ensino passaram a receber mais atenção dos usuários por valores acessíveis, mobilidade e eficácia na aprendizagem.
Alguns estudos já demonstraram que os métodos funcionam. Segundo pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o uso do aplicativo de idiomas Babbel, durante 20 minutos diários, em um período de dois meses, equivale a um semestre acadêmico. O app da Babbel também já foi comparado por pesquisadores da prestigiada Universidade Yale e da Universidade Estadual de Michigan – ambas nos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa realizada por especialistas da Universidade Estadual de Michigan, entre as pessoas que estudaram por pelo menos seis horas durante os três meses, 69% subiram um subnível na escala de proficiência do Conselho Americano de Ensino de Línguas Estrangeiras. Já entre os que estudaram por pelo menos 15 horas, 75% subiram um subnível de proficiência.
De acordo com Marcus Witte, fundador e Presidente Executivo do Conselho da Babbel, pesquisas como essas são essenciais para apresentar maior transparência acerca dos resultados que as pessoas podem alcançar com o uso do aplicativo. “Os resultados reforçam que estudar com o app facilita o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral em outros idiomas. É mais uma prova da eficácia do nosso método de ensino”.
Crescimento de usuários
Durante a pandemia, o tempo mensal gasto com aplicativos aumentou em 40%, segundo dados da App Annie. De acordo com a pesquisa, um usuário médio gasta cerca de 4 horas e 20 minutos no smartphone.
O aplicativo Babbel, que oferece 14 idiomas para aprendizado, é um dos mais procurados pelos usuários globalmente, com cerca de 120 mil downloads por dia. Durante os primeiros 2 meses de pandemia, esse número aumentou 74%. Entre os meses de março e abril, com o início do isolamento social, a plataforma de ensino on-line teve um crescimento global de 50%. No Brasil, o crescimento foi de 25%. “Realizamos uma campanha internacional chamada Free Babbel for Students, que consistiu na liberação de códigos de acesso gratuitos para estudantes em lockdown. Esta foi uma forma de contribuir com a educação durante a pandemia", conta Vivianne Ianagui, Gerente da Babbel para a América Latina.
Vantagens do ensino on-line
O conteúdo desenvolvido por uma equipe de 150 linguistas, que conta com áudio por falantes nativos, reconhecimento de voz, podcasts e exercícios interativos de gramática, explica os altos índices de proficiência apresentados pelas pesquisas.
Por ser um produto acessível financeiramente, custando apenas 10% do investimento em um semestre em escolas de idiomas tradicionais, plataformas de ensino on-line, como a Babbel, tem o potencial de ajudar a reverter a péssima posição (53ª) que o Brasil ocupa no ranking de proficiência em inglês da EF (Education First).
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