FGV NPII lança relatório que traça paralelo entre o desenvolvimento econômico de Brasil e Coreia do Sul
O Núcleo Prospecção e Inteligência Internacional da FGV (FGV NPII) lança, em agosto, o relatório feito em parceria com a Korea Foundation, que traz a análise da trajetória de desenvolvimento e de inserção internacional do Brasil e da Coreia do Sul. O trabalho, intitulado "EconomicDevelopmentand Global Valeu Chain Insertion: A ViewfromBrazilianand South Korean Lenses" traça também alguns paralelos entre as duas nações.
O pesquisador Leonardo Paz Neves, autor da pesquisa, reuniu durante um ano e meio informações sobre os processos das cadeias globais e, ao final, obteve cinco policy papers sobre a questão (de integrantes do Banco Mundial, IPEA e especialistas do Brasil e Coreia do Sul). "É possível fazer uma comparação entre os dois países e, certamente, podemos avaliar qual seria um caminho viável para o Brasil a partir da experiência oriental, se o país tem que abrir mais, se internacionalizar ou o oposto, com o olhar mais voltado para dentro, como ocorreu em governos anteriores", ressalta Neves.
A pesquisa está prevista para ser apresentada em agosto e contará com um relatório final."A análise permitiu identificar as distinções entre os modelos aplicados pelos dois países e como tais modelos contribuíram para o perfil de desenvolvimento de cada um, influenciando no presente contexto. A pesquisa faz ainda uma comparação direta entre políticas e escolhas que influenciaram fortemente o nosso estágio atual e, ainda, como essas decisões trazem desafios para o desenvolvimento do país", completa o pesquisador do FGV NPII.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>