Curso de revisão sistemática oferece opção para novo normal
Uso de tecnologias na obtenção de dados de cunho científico faz parte do amplo conteúdo teórico e prático
As produções científicas também são impactadas pelas mudanças decorrentes da pandemia do novo coronavírus que impôs o novo normal. A revisão sistemática está inserida nessa nova realidade e será trabalhada em curso de extensão ofertado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats), vinculado à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste. Iniciativa que, além de amplo conteúdo de capacitação teórica e prática, oferece opção para a coleta de dados ao substituir o que seria feito em busca presencial com o uso de ferramentas on-line.
O curso de “Revisão Sistemática: como meta-análises: da elaboração à publicação” terá início dia 1º de agosto, com duração de quatro meses e carga de 100 horas. Conforme a coordenadora do Nats, professora Dra. Edima de Souza Mattos, o objetivo geral é capacitar membros do próprio grupo, pesquisadores, gestores e profissionais da área de saúde. As aulas quinzenais serão em plataforma virtual, tutoria com agendamento prévio por grupo e avaliação presencial ou on-line. O conteúdo será ministrado por profissionais de diferentes áreas.
Além dos que atuam na área médica, Edima conta que estão envolvidos professores especialistas em estatística, bibliotecárias e pesquisadores vinculados a alguns dos mestrados e doutorados ofertados pela Unoeste. Na organização do curso também está envolvido o assessor do Nats, Dr. Crystian Bitencourt Soares de Oliveira. Dentre as finalidades, está a de possibilitar aos participantes conhecimentos para elaborar e discutir as diferenças entre revisões de literatura (narrativa) e sistemática; e meta-análise.
A proposta é também de capacitação para leitura, interpretação, utilização e elaborações de revisões sistemáticas e meta-análises com criticidade; dominar as suas aplicações na área da saúde, com base em evidências e na formulação e avaliação de programas e políticas públicas; redigir artigos com a finalidade de publicação; análise dos critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão; e uso de software como estratégia de seleção de dados; dentre outras ações de base científica.
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