Educação corporativa: canal para ativar a transformação dentro das empresas
Por Mariana Achutti, CEO da Sputnik
A vida e o ambiente corporativo se encontram em constante mudança. São novos tempos, que demandam novas atitudes, tecnologias e culturas. E o que nos resta é nos adaptarmos. Nesse cenário, temas como gestão de mudanças, inteligência emocional, criatividade e cultura se tornaram pontos chaves para o desenvolvimento. Por isso, a educação corporativa se tornou um ótimo caminho para transformar e os profissionais estão cada vez mais no centro das ações.
Hoje, alguns profissionais de recursos humanos constroem jornadas de aprendizagem com altos investimentos sem, necessariamente, ouvir as necessidades que seus funcionários consideram relevantes para a mudança e transformação. Por isso, antes de mais nada, é preciso colocar essas pessoas no centro para a construção de qualquer jornada educacional. Criar experiências e metodologias que coloquem isto em prática, tornando-o participante de todo o processo e não apenas como observador.
Incluir a capacitação de funcionários em temas que vão auxiliá-los nas tarefas e no crescimento profissional, é fazer com que a própria organização alcance seus objetivos rapidamente. Sem contar que, um colaborador qualificado comete menos erros, é mais criativo e tem uma capacidade analítica e um conhecimento maior que os demais.
Na minha visão, as melhores questões que envolvem a educação corporativa como forma de integrar as mudanças de novos tempos são:
Ensino fora da sala de aula
A grande tendência em relação à educação, principalmente no formato corporativo, é promover modelos de aprendizagem híbrida - que vão além das salas de aulas tradicionais. É necessário ter um olhar mais cuidadoso por parte das companhias para atrair e estimular seus profissionais. Usar canais como cursos, palestras, experiências presenciais e online que carregam conceitos, ferramentas e reflexões alinhados aos valores contemporâneos para formar novos líderes e aplicar novas metodologias, são ações que auxiliam e transformam as empresas.
Redesign - mude a rota, se for preciso
É importante dar o primeiro passo quando verificar que a empresa ainda está navegando por caminhos diferentes e mais distantes do digital. No mundo que estamos vivendo, investir em tecnologia é quase uma obrigação e quem não se adaptar certamente ficará para trás. Com isso, a busca por esse destino deve ser constante e servir como ponte de mediação para novas possibilidades que só vão trazer impactos positivos para o trabalho dos colaboradores e para os negócios de forma geral. Logo, se sua empresa precisa percorrer essa caminhada, a criação de métodos mais práticos e funcionais de treinamento precisam ser uma tendência. Afinal, o futuro do trabalho demanda de pessoas cada vez mais capacitadas e ágeis.
No cenário atual, cabe à gestão das empresas um olhar sistêmico e participativo para ver as competências técnicas e socioemocionais de seus colaboradores. Investir na qualificação é um caminho estratégico para uma equipe mais capacitada e, ao mesmo tempo, engajada. Basta os gestores e o time de RH ter esse olhar e perceber que treinamentos à distância e métodos de uma jornada contínua de aprendizado transforma a empresa como um todo e são parte fundamental para lidar com um mundo novo.
Mariana Achutti, Fundadora e CEO da Sputnik, é empreendedora e vem ajudando a provocar mudanças no universo corporativo através de uma educação criativa e disruptiva em empresas como Google, Facebook, Globo, Boticário, Ambev, entre outras. Mariana atuou durante anos como gestora da Perestroika, escolas de atividades criativas destacada como "uma das nove empresas da nova economia brasileira", e em 2014, intra empreendeu e criou a Sputnik, o braço In Company da Perestroika.
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