Unicesumar transforma redes sociais em canal estratégico com utilização da plataforma STILINGUE
Campanha ‘Heróis da Educação’, com 150 influenciadores no Dia dos Professores, teve alcance de 3,5 milhões de pessoas e 12% de engajamento médio
A STILINGUE, líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português (PT-BR), com foco em Social Intelligence & Responding em tempo real, ajudou a Unicesumar, um dos 10 maiores grupos educacionais do Brasil, com quase 300 mil alunos, a transformar o seu canal de redes sociais em um ativo estratégico, a partir do uso da plataforma e do sucesso alcançado com campanhas de awareness focadas em professores.
Desde 2019, a universidade baseada em Maringá (PR) utiliza a plataforma da STILINGUE para monitorar as páginas proprietárias e de Ensino à Distância (EAD), o mercado, temas relacionados, concorrentes e observar as principais conversas discutidas nas redes sociais.
Com isso, a Unicesumar conseguiu transformar o olhar dedicado às redes sociais. Se antes, o foco de monitoramento era muito direcionado apenas aos canais proprietários, após alguns meses de uso da ferramenta, a universidade passou a ter uma fonte de dados permanente para direcionamentos e decisões estratégicas.
“A ferramenta entrega uma visão de mercado - e do que está acontecendo - muito completa. Por meio das conversas consolidadas ou em crescimento, é possível direcionar ações da marca em várias áreas, categorias e localidades. Agora, faz parte do ciclo de decisão”, comenta Aryadne Zonetti, head de Digital do segmento de Ensino à Distância. A Unicesumar usa dois painéis separados, um para presencial e outro para EAD.
Sucesso em campanhas com influenciadores e parceria com o Santos Futebol Clube
Com o apoio da STILINGUE, a Unicesumar pôde comprovar o sucesso de uma ativação realizada com 150 influenciadores pelo segmento de EAD, em outubro de 2019, durante o Dia dos Professores, para o período de captação de novos estudantes. Por meio da postagem de conteúdos, vídeos, e monitorando constantemente o desempenho das publicações, a universidade obteve alcance de mais de 3,5 milhões de pessoas e 12% de engajamento médio, com alguns chegando a 25%.
“A ação, inédita até então, foi voltada para awareness, tendo como gancho a homenagem aos professores. O que fez grande diferença para nós também foi poder monitorar o desempenho das postagens e continuar as ativações ou fazer ajustes”, comenta Aryadne Zonetti, head de Digital do segmento de EAD.
A campanha com os influenciadores, chamada “Heróis da Educação”, também ativou o Santos Futebol Clube, um dos maiores clubes do País e parceiro de negócios da universidade. O clube passou a influenciar conversas sobre Educação e Professores durante o período de vigência da ação, por meio das publicações feitas sobre a campanha. O movimento das conversas e o ranqueamento de influenciadores com os termos do segmento durante o mês de outubro foi acompanhado pela plataforma STILINGUE.
Então, surgiu a ideia para uma segunda campanha: a gravação de stories e postagens com o treinador do clube à época, Jorge Sampaoli, destacando que as conquistas do aluno também são as do ‘Professor’ (como geralmente o técnico de futebol é conhecido), e de como ele também é parte do sucesso da equipe.
O vídeo da campanha “Heróis da Educação” também foi compartilhado nas páginas oficiais das duas instituições, como Instagram (com feed e stories), Facebook e Twitter, além de disparo de e-mail marketing para sócio torcedores.
“A STILINGUE também tem papel fundamental em todo o processo, pois nos ajuda a monitorar o desempenho e repercussão de cada ação. Inclusive as promocionais que fazemos com o clube, como sorteio de camisetas e ingressos”, acrescenta Gabriel Trabuco, Assistente de Marketing da Unicesumar.
Para a STILINGUE, a parceria com a Unicesumar também ajuda no crescimento e aprimoramento da empresa como marca. “A equipe é comprometida, entende o propósito e as capacidades da ferramenta e sempre traz insights valiosos”, finaliza Laércio Nicolau, Customer Success Manager.
Sobre a STILINGUE
Fundada em 2014 em Ouro Preto (MG), a STILINGUE é a plataforma líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português (PT-BR) - com foco em Social Intelligence & Responding em tempo real. A partir da análise, entendimento e resumo de mais de 50 milhões de conteúdos diários, de mais de 100 fontes, a STILINGUE ajuda empresas e marcas a ter um acesso facilitado a informações e conversas espontâneas e públicas (dados, números, voz, vídeo) na Internet (redes sociais, imprensa, blogs, SAC, reviews, CRM e outras), para que suas equipes possam escutar, decidir, corrigir e responder em tempo real e com agilidade a todas as percepções de consumidores. A ferramenta integrada e colaborativa traz benefícios para organizações e departamentos de qualquer porte, como Marketing, Atendimento ao Cliente, Comunicação, Vendas, TI, Customer Service e Relações com Clientes e Investidores, entre outros.
A utilização da tecnologia da STILINGUE permite a descoberta de insights para inovações, saúde de marca, antecipação de crises, inteligência competitiva e otimização de investimentos, entre outros. As interações com os consumidores, por sua vez, possibilitam decisões mais rápidas, precisas e baseadas em evidências (o pulso e o sentimento no ambiente online). A empresa possui resultados comprovados, indicados em pesquisas, de melhora acima de 80% na experiência dos clientes, inteligência e profundidade analítica e agilidade operacional.
Dentre suas soluções, destacam-se o War-Room (com os módulos de Descobertas e Conversas), Radar STILINGUE e STILINGUE Trends. No Brasil, possui um leque de mais de 320 clientes dos mais diversos segmentos e portes (como Rappi, Natura, Nestlé, Mercado Livre, 99 Táxis e brMalls), atendidos por uma equipe de aproximadamente 170 colaboradores, entre pesquisadores, desenvolvedores, cientistas de dados e linguistas, que trabalham com o objetivo de ampliar a inclusão do País no acesso à Inteligência Artificial. Em 2019, recebeu um aporte de R$ 18 milhões, liderado pela DGF Investimentos e Bridge One.
Hoje, a STILINGUE está presente nos principais segmentos de mercado: 3 dos 6 maiores bancos, 2 dos 3 maiores players de Cosméticos, 2 das 10 maiores empresas do setor automotivo na América Latina, 2 dos 5 maiores players de Educação e Tech Ed, 2 das 3 maiores companhias aéreas e 60% das 100 maiores agências de Publicidade e PR no Brasil, entre outros. E, atenta às importantes questões de privacidade, principalmente no que se refere à LGPD, está 100% em compliance com a Lei e políticas das plataformas.
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