Migração das aulas presenciais para remotas é aprovada pela maioria da comunidade acadêmica
Pesquisa de Avaliação Institucional ouviu alunos, professores e gestores da Univali
A “FazAí em Casa" – pesquisa de Avaliação Institucional aponta que a maioria expressiva da comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) aprova a migração das aulas presenciais para remotas com o uso de tecnologias digitais. A pesquisa indica, entre outras questões, uma aceitação de 84% a 98% em relação a esta decisão institucional.
Com a chegada da pandemia em Santa Catarina e com base nos decretos governamentais de distanciamento social, a Univali planejou e implementou ações acadêmicas e administrativas, para garantir o cumprimento do calendário acadêmico sem prejuízo na trajetória de formação. A Universidade protagonizou um grande movimento para preparar a transição das aulas presenciais para as remotas e deixar tudo pronto, em apenas dois dias. Foram mais de 600 horas de treinamento envolvendo mais de 900 professores, além de salas virtuais de tutoria, 12 horas por dia, e a produção de 11 tutoriais. Para o início das aulas remotas com encontros ao vivo de professores e alunos, foram criadas mais de 3200 salas virtuais de aprendizado, reunindo mais de 18 mil estudantes. Assim, professores e alunos se encontram em tempo real, nas webconferências, aliando o ensino síncrono com estudos assíncronos, mediados por recursos como videoaulas, biblioteca digital e material didático de apoio.
Todo este processo segue em movimento, com análises e monitoramento. A “FazAí em Casa" foi pensada como instrumento para aprimorar a qualidade do ensino remoto, adaptar e cumprir com a periodicidade da cultura de um novo redesenho da Avaliação Institucional; e fortalecer o espírito coletivo da Universidade em situação adversa. A pesquisa contou com a participação de alunos, professores e gestores, no final do mês de abril e início de maio. Ela teve uma cobertura de 38,94% (6.060) dos alunos, 70,7% (670) dos professores e 95,3% (60) dos gestores que avaliaram com notas de 1 a 10, as questões apresentadas. A margem de erro da pesquisa nos três segmentos consiste em 0.06 (alunos), 0,11 (professores) e 0,32 (gestores).
Na pesquisa, os participantes avaliaram três eixos: Gestão Acadêmica (decisão institucional, planejamento e ferramentas adotadas); Comunicação (tempo de resposta e comunicação acadêmica) e Ações Didático-pedagógicas (capacitações, estratégias de ensino e instrumentos de avaliação no ambiente).
No eixo Gestão Acadêmica observou-se uma aceitação de 84% a 98 % em relação à decisão institucional de adaptar as aulas presenciais para remotas (alunos deram a nota 8,49, professores 9,55, e gestores, 9,87). Sobre as ferramentas de suporte adotadas para o acesso ao uso do ambiente digital foram avaliadas com notas 7,93 (alunos); 9,06 (professores) e 9,57 (gestores). O tempo de resposta da universidade na adequação das aulas presenciais para o meio digital também foi avaliado de forma positiva, recebendo a nota 8,39 dos alunos, 9,48 dos professores, e 9,92 dos gestores, o que equivale a uma aceitação de 83% a 95%.
No eixo Comunicação a avaliação variou entre 83% e 92% (notas: estudantes 8,34, professores 9,07, e gestores, 9,20), especialmente nos quesitos tempo de resposta e mídias utilizadas.
Já no eixo Didático-Pedagógico a comunidade acadêmica considerou que: a adaptação das estratégias de ensino mereceu nota 7,36 (alunos), 8,61 (professores), e 8,79 (gestores); os instrumentos de avaliação adotados pelos professores foram avaliados com nota 7,53 (alunos); 8,42 (professores) e 8,69 (gestores); as aulas no ambiente digital foram avaliadas com nota 7,29 (alunos), 8,61 (professores), e 8,74 (gestores).
Entre as três estratégias de ensino que mais favoreceram a aprendizagem no ambiente digital, destacaram-se para os alunos: webconferência, materiais didáticos e videoaulas; para os professores: webconferência, materiais didáticos e exercícios.
“Precisávamos avaliar todo este movimento e adaptar a ferramenta à nova realidade com a pandemia. Considerando o curto prazo para adaptação de toda a estrutura pedagógica e tecnológica e na execução da proposta, os resultados demonstram o reconhecimento da nossa comunidade acadêmica, além de indicarem as estratégias preferidas e pontos a serem lapidados", ressalta o professor Renato Büchele Rodrigues, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
O resultado completo da pesquisa está disponível em www.univali.br/fazai.
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