Gestores da educação pública têm novos materiais de apoio para enfrentamento da crise do coronavírus
Conteúdo disponibilizado pelo Itaú Social auxilia secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento a reorganizar processos
O percurso formativo Educação na Pandemia oferecido pelo Itaú Social ganhou novos conteúdos. Os temas são: transporte escolar, atividades pedagógicas não presenciais e educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Os conteúdos são voltados às equipes técnicas das secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento.
“O objetivo é apoiar os gestores de educação em seus processos e mitigar os problemas causados pela pandemia. Acreditamos que as equipes técnicas são intermediários importantes para trazer melhorias na ponta, para escolas, crianças e adolescentes”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.
Além dos novos temas, também estão disponíveis materiais sobre calendário letivo, alimentação escolar, prestação de contas e gestão financeira e de pessoas. Ferramentas como vídeos, apresentações e planilhas estão disponíveis na plataforma de educação continuada Polo (www.polo.org.br/educacao-na-pandemia).
Os novos temas abordam:
● Transporte escolar: Quais ações devem ser tomadas imediatamente e quais devem ser realizadas para preparar o retorno às aulas presenciais? Onde alocar os motoristas? Quais medidas de higiene e de segurança são indicadas? Será preciso definir um protocolo?
● Atividades pedagógicas não presenciais: O foco deve ser a redução dos potenciais danos ao aprendizado das crianças e adolescentes. Como atingir a todos estudantes, incluindo os que se encontram em situações mais vulneráveis? Como acompanhar a participação e envolvimento dos estudantes? Como as atividades vão dialogar com as aulas após a paralisação?
● Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva: Os estudantes público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Como reorganizar o calendário escolar para atendê-los? Como produzir videoaulas que garantem a acessibilidade? De que forma estabelecer uma atuação em rede?
Em breve, dois outros temas serão incluídos:
● Garantia das aprendizagens e combate à defasagem: Neste momento de paralisação das atividades presenciais nas unidades escolares a desigualdade educacional tende a se elevar. Como as redes podem realizar a avaliação de aprendizagem dos alunos, revisar os objetivos de aprendizagem para o ano letivo em curso e dar orientações para garantir as aprendizagens nas escolas?
● Retomada às atividades presenciais com foco na equidade: O retorno às aulas presenciais implicará em cuidados especiais, principalmente para garantir a saúde de todos no ambiente escolar. Como realizar o processo de retomada pensando na redução das desigualdades de aprendizagens dos estudantes?
Os conteúdos foram desenvolvidos com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, Oficina Municipal, Quanta, TMC1 e Instituto Rodrigo Mendes. Teve como base a experiência do Itaú Social com o Programa Melhoria da Educação, que proporciona formação continuada às equipes de secretarias de educação, por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2019, a iniciativa esteve presente em 356 municípios, com a participação de cerca de 4.600 gestores.
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