Material estimula reinvenção dos espaços de forma inclusiva pelas crianças na pandemia
Quem não se lembra de construir uma toca, uma cabana ou uma caverna quando criança? Foi pensando nesses episódios que surgiu o material pedagógico “Arquitetura infantil: reinventando os espaços”. O conteúdo foi idealizado e desenvolvido pelo Projeto Brincar, iniciativa da ONG Mais Diferenças, da Fundação Grupo Volkswagen e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Todo o conteúdo foi produzido durante a pandemia do coronavírus e está disponível para download gratuito. É composto por um guia que reúne reflexões pedagógicas, inspirações artísticas e sugestões de brincadeiras. Mesmo em casa e em distanciamento social, todas as crianças – com e sem deficiência – podem brincar de construir tocas, tendas e barracas usando materiais de fácil acesso, como lençóis e cadeiras.
Todo o conteúdo foi produzido durante a pandemia do coronavírus e está disponível para download gratuito. É composto por um guia que reúne reflexões pedagógicas, inspirações artísticas e sugestões de brincadeiras. Mesmo em casa e em distanciamento social, todas as crianças – com e sem deficiência – podem brincar de construir tocas, tendas e barracas usando materiais de fácil acesso, como lençóis e cadeiras.
“A leitura que as crianças fazem dos ambientes amplia as possibilidades de transformação dos lugares. Por isso, acreditamos na importância de ouvi-las, brincar com elas, contar com a Arquitetura Infantil para construir a brincadeira, atentos ao que elas nos apresentam”, diz trecho do material.
Além do guia, estão disponíveis também fichas com ícones de Comunicação Alternativa; um vídeo com os sinais de Libras correspondentes aos ícones; e três faixas de áudio com sons da natureza, da cidade e de casa. Esse conjunto de materiais complementares contribuem para que a brincadeira seja mais divertida e inclusiva.
O material foi lançado na programação oficial da Semana Municipal do Brincar, realizada pela Prefeitura de São Paulo. O evento on-line contou com a participação da ONG Mais Diferenças, Fundação Grupo Volkswagen e representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Confira a apresentação.
Garantir a todas as crianças -com e sem deficiência - o seu direito de brincar, a partir de suas próprias fantasias, pode dar sustentação para que cresçam mais criativas, desenvoltas, inteiras e potentes. E é por esse motivo que, segundo os organizadores, é fundamental que materiais pedagógicos tenham como premissa a inclusão e contem com recursos de acessibilidade.
Para obter o material “Arquitetura infantil: reinventando os espaços” acesse: http://maisdiferencas.org.br/materiais/arquitetura-infantil-reinventando-os-espacos/
Trio de Logos: Fundação Grupo Volkswagen, Mais Diferenças e Cidade de São Paulo, Educação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>