Afya Educacional e Fundação do Câncer lançam programa ‘Educação para o Controle do Câncer’
Radioterapia é a primeira pós-graduação da parceria, que irá também oferecer cursos de atualização, especialização e preparatórios para provas de título
A Afya Educacional, maior grupo de educação médica do Brasil, e a Fundação do Câncer, instituição sem fins lucrativos, referência no país e há 29 anos dedicada ao controle do câncer, anunciam parceria para a oferta de cursos: desde pós-graduações no padrão ouro, passando por cursos livres e preparatórios para provas de título. O primeiro fruto da parceria é a pós-graduação em Oncologia com área de concentração em Radioterapia. O objetivo é formar, qualificar e atualizar os profissionais da área para o desenvolvimento de novas habilidades e competências no tratamento radioterápico.
A primeira turma desta pós-graduação será aberta no Rio de Janeiro, com previsão de início das aulas no segundo semestre de 2020. A expectativa das duas instituições é formar cerca de 500 alunos nos próximos cinco anos.
Entre 2020 e 2022 são estimados no Brasil 625 mil novos casos de câncer a cada ano, de acordo com o INCA – e cerca de 60% destes casos necessitarão de radioterapia exclusiva ou associada a outras modalidades de tratamento, como cirurgia e quimioterapia, para um melhor resultado terapêutico. Por outro lado, o último censo de Demografia Médica no Brasil, feito pelo Conselho Federal de Medicina, aponta que há apenas 734 médicos especialistas em Radioterapia no país, sendo a maioria no Sudeste e Sul e a minoria no Norte.
Para o CEO da Afya Educacional, Virgilio Gibbon, a iniciativa reforça o posicionamento da empresa de ser a principal parceira na jornada de formação do médico. “Nossa responsabilidade vai além de formar excelentes médicos todos os anos. Temos que prepará-los cada vez mais para atuar em um segmento que está em constante transformação, exigindo habilidades que eles não tinham há 10 anos. Essa parceria com a Fundação do Câncer muito nos orgulha e vai trazer grandes aprendizados”, conta.
Para Luiz Augusto Maltoni Jr, diretor-executivo da Fundação do Câncer, “a parceria com a Afya é estratégica pelo seu posicionamento inovador com foco em tecnologia e reforça a vocação da Fundação na formação de Recursos Humanos, além de possibilitar a expansão de nossa área de Educação.”
A Fundação do Câncer montou uma equipe de especialistas em Radioterapia, tendo Maltoni Jr. à frente, para a elaboração do projeto pedagógico. À Afya cabe dar o suporte educacional com apoio de recursos tecnológicos, para tornar o aluno o protagonista do processo de aprendizagem. A pós-graduação em Oncologia com área de concentração em Radioterapia é voltado para graduados em Medicina e profissionais vinculados aos serviços de Radioterapia de estabelecimentos de saúde públicos, filantrópicos ou privados do país.
Sobre a Afya Educacional
A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) – atualmente são 1.866 vagas. A empresa nasceu em 2019 da fusão de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.
Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação - são 30 cursos, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até a pós-graduação médica. O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.
Sobre a Fundação do Câncer
A Fundação Ary Frauzino para Prevenção e Controle do Câncer (Fundação do Câncer) é uma instituição filantrópica, privada e sem fins lucrativos, destinada a apoiar o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e demais iniciativas do Ministério da Saúde, além das secretarias estaduais e municipais de Saúde e organizações que tenham como foco a atenção oncológica no país. Para alcançar tais objetivos, trabalha na captação de recursos, gestão e desenvolvimento de projetos em diversas áreas nos eixos: Assistência, Educação, Desenvolvimento Institucional, Pesquisa, Prevenção e Mobilização.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>