Etecs e Fatecs buscam doações para continuar ações solidárias
Unidades arrecadam dinheiro, acetato, tecido, elástico e outros insumos que viabilizem a continuidade da fabricação de máscaras e produtos de limpeza
Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de diferentes regiões do Estado estão em busca de doações que permitam a continuidade das ações voluntárias de enfrentamento ao coronavírus. Desde o início da crise, as unidades têm se mobilizado para ajudar, de acordo com seus cursos e especialidades.
Professores e estudantes voluntários de diversas Etecs e Fatecs produziram até o momento mais de 6,3 mil máscaras de acetato, 9 mil de tecido e 1,3 mil toucas que foram doadas para hospitais regionais. As ações envolveram mais de 40 professores e funcionários e 90 alunos. A expectativa é que sejam produzidas pelo menos mais 15 mil máscaras de tecido e 4 mil de acetato nas próximas semanas.
Em Taubaté, por exemplo, a Fatec recebeu aporte de R$ 80 mil vindos da Procuradoria do Trabalho de São José dos Campos, sob a mediação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Com isso, a unidade conseguiu aumentar a capacidade de fabricação. A verba possibilitou a entrega de cerda de 4 mil máscaras do modelo face shield.
Para a produção dos equipamentos de proteção individual (EPIs), as unidades precisam de plásticos, elásticos e tecidos, entre outros insumos.
Voluntários também fabricaram e distribuíram mais de 1,5 tonelada de álcool em gel e 1,6 mil litros de material de limpeza para hospitais, casas de repouso e entidades sociais. Estão sendo produzidos mais 800 quilos de álcool e 150 litros de sabão líquido para serem doados nos próximos dias.
Entre as unidades responsáveis pela produção, a Fatec Jaboticabal recebeu ajuda de diversas empresas: duas usinas sucroalcooleiras doaram insumos, uma fábrica de refrigerantes cedeu embalagens, uma gráfica foi responsável pelos rótulos e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) cuidou do transporte do material, encaminhado para as secretarias de saúde de Jaboticabal e da vizinha Guariba. A família de Nilo de Stéfani, patrono da unidade, financiou parte dos insumos.
Veja abaixo os canais oficiais para doações e mais informações. As unidades aparecem por ordem alfabética de municípios:
Máscaras
Fatec Americana – por Facebook e Instagram;
Etec Antonio de Pádua Cardoso, Batatais – por meio de vaquinha virtual;
Etec Bento Quirino, Campinas – por e-mail;
Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, Pirassununga – por telefone: (19) 99553-9816;
Produtos de limpeza e higiene
Etec Adhemar Batista Hemeritas, Capital – por e-mail e telefone: (11) 2301-1058;
Etec Raposo Tavares, Capital – por e-mail;
Etec Profª Carmelina Barbosa, Dracena – por e-mail;
Etec de Rio Grande da Serra e Etec Julio de Mesquita, Santo André – por e-mail;
Etec de Santa Isabel – por e-mail.
A Etec Bento Quirino, de Campinas, está entre as unidades que buscam doações para fabricação de máscaras protetoras
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 224 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 85 mil alunos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>