Alunos do ensino médio vão fazer uma simulação online da reunião da ONU para debater uma das regiões mais problemáticas da África
Evento contará com mensagens do secretário geral da ONU, António Guterres, do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso e do diretor da FAAP, o Embaixador Rubens Ricupero
Na próxima semana (26, 27 e 28/5), sempre das 14h às 18h30, a Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realizará o 1º Fórum FAAP Online de Discussão Estudantil, que simulará reuniões de organizações internacionais multilaterais.
O evento ocorre todos os anos, desde 2004, reunindo alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas do Brasil. Pela primeira vez, a reunião ocorrerá remotamente e, por mensagens gravadas, contará com a participação especial do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e do diretor da FAAP, o embaixador Rubens Ricupero.
Para o coordenador do debate, o professor Victor Grinberg, num tempo de incertezas como o que estamos vivendo, atividades que promovem diplomacia e cooperação são fundamentais. “Apesar de cancelarmos a edição presencial, em função do Covid-19, nossa presença online possibilitou a criação desse modelo, com a mesma experiência e aprendizado talvez até mais impactante. Afinal, vemos nessas mesmas instituições a saída para a crise da atualidade", explica.
A organização do evento conta com o apoio de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP, que atuam como diretores e representações reais da ONU.
Trata-se de um projeto piloto, que terá a participação de 46 alunos de 26 escolas, públicas e privadas, parceiras de edições anteriores do evento: Associação São Francisco de Assis - Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, Avenues São Paulo, Colégio Bandeirantes, Colégio Dante Alighieri, Colégio Emilie de Villeneuve, Colégio Hebraico Brasileiro Renascença, Colégio Oswald de Andrade, Colégio Palmares, Colégio Poliedro, Colégio Santa Clara, Colégio Santa Mônica, Colégio São Luis, Colégio Vértice, Congregação de Santa Cruz, Escola Domus Sapientiae, Escola Montessori Lubienska Santa Terezinha, Escola Viva, Instituto Educacional Mackenzie Tamboré, Instituto Global Attitude, Instituto Inovar de Educação Internacional, Instituto Magno de Educação, Instituto Oep de Educação e Sib Colégio Stella Maris.
Com carga concentrada de mais de 13 horas de discussões, os estudantes vão simular um dos comitês do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o tema “Desenvolvimento da Região do Sahel”. Chamado de "cinturão da fome", o Sahel é conhecido por uma série de problemas socioeconômicos – conflitos, pobreza, crime organizado e extremismo – que coexistem em uma faixa de 5 mil quilômetros que atravessa o continente africano, desde o Oceano Atlântico até o Mar Vermelho, e serve como transição entre o Deserto do Saara e a savana africana.
O Fórum FAAP é um dos pioneiros em São Paulo no uso da metodologia role-play associado à resolução de problemas para alunos de ensino médio. O evento trabalha de forma transversal a interdisciplinaridade de conteúdos e as habilidades interpessoais dos alunos participantes.
Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>