Faculdade São Leopoldo Mandic mobiliza ação para doação de máscaras
Iniciativa envolve parceria com empresas que estão focadas em atender cerca de 20 mil profissionais da área da Saúde
A Faculdade São Leopoldo Mandic iniciou recentemente um projeto que prevê a doação de máscaras para serem usadas como forma de prevenção ao Covid-19. A iniciativa é liderada pelo Dr. Vagner Ortega, da área de Odontologia Digital e Dr. José Luiz Cintra Junqueira, Diretor Geral da instituição e teve início com a confecção de máscaras faciais (face shield) artesanalmente em impressoras 3D. Eles mapearam quais eram os hospitais e postos de saúde que estavam enfrentando a falta do material.
“Observamos que a demanda era muito maior do que a esperada inicialmente e decidimos buscar o apoio de empresas que fazem a produção em larga escala desse modelo de máscara”, diz o Dr. Vagner Ortega.
A ideia atraiu um grupo de empresários que já estava se mobilizando para elaborar as máscaras que acabaram se unindo ao projeto. Entre as participantes estão: Schneider Electric, HFF, Crie Light, Crismac, HSMV, Clariant, Remo, IPT, Helptech e Steck.
Com isso, a produção do suporte (frame) da máscara fica por conta das empresas parceiras, enquanto a parte do plástico (shield) confeccionado em PETG, elásticos e empacotamento fica sob a responsabilidade da Faculdade São Leopoldo Mandic.
A demanda contará com a produção de mais de 20 mil máscaras. A distribuição já está sendo feita para os hospitais e postos de saúde de Campinas, Araras e Santa Bárbara D’Oeste.
“A ação é reflexo de uma mobilização espontânea das pessoas, que surgiu de um grupo que dentistas e técnicos em prótese, que viram a possibilidade de contribuir com a confecção de máscaras por meio de impressão 3D. Esse grupo encontrou apoio de empresas privadas e se tornaram parceiros com o mesmo objetivo de ajudar na proteção de profissionais da saúde no combate ao coronavírus. Por trás de uma catástrofe que nos levou muitas vidas é confortante e libertador saber que podemos encontrar tamanha generosidade e capacidade de mobilização das pessoas”, diz Ortega.
Sobre a São Leopoldo Mandic
Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 12 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Além de laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, o HUB de Inovação e o Barco da Saúde. O corpo docente é formado por doutores e pós-doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras nove unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>