Aprendizagem ativa em casa estimula alunos e famílias na continuidade das atividades escolares
Cloe oferece gratuitamente programa que estimula habilidades alinhadas à BNCC com expedições e atividades a serem feitas durante isolamento
As aulas de escolas públicas e privadas em todo o Brasil completam sete semanas de suspensão por conta da ação de combate ao COVID-19. Nesse período, as instituições de ensino enfrentaram, e ainda enfrentam, o desafio de reformular seu calendário letivo e propor atividades a distância para os alunos, buscando diminuir perdas no processo de aprendizagem. Com o intuito de auxiliar a comunidade escolar nesse período, a Cloe, plataforma digital de aprendizagem ativa desenvolvida pela Camino Education, disponibilizou um programa gratuito de aprendizagem ativa, com projetos educacionais que integram diversas metodologias ativas e aulas expositivas – denominadas expedições – a serem realizadas pelos alunos em casa, bem como atividades para a família. Hoje, mais de 150 escolas no Brasil, entre públicas e privadas, e cerca de 120 mil alunos, estão sendo embarcadas na Cloe.
Voltado neste ano de 2020 para o Ensino Infantil e o Fundamental I, o programa permite que os estudantes deem continuidade às atividades escolares por meio da aprendizagem ativa, metodologia pedagógica pela qual os alunos, em conjunto, ativamente aplicam os conteúdos que aprendem, na resolução de problemas. “A Cloe é uma plataforma digital de aprendizagem ativa, que desenvolve as habilidades dos estudantes em todos os componentes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As expedições foram adaptadas para o ambiente remoto e as escolas que aderem à plataforma hoje podem continuar seu processo de aprendizagem normalmente”, afirma Bruno Gebara, diretor da Cloe.
Mas o protagonismo do aluno não significa que ele não precise de um professor para realizar as atividades a distância. Pelo contrário, Bruno explica que, para a aprendizagem ativa ser trabalhada em casa, é importante que haja interação. “Os professores precisam planejar as aulas de maneira que a interação entre os alunos e com o professor, ainda que por meio digital, seja valorizada”. Os educadores das instituições que aderiram ao programa passam por treinamento on-line para se adaptarem ao novo modelo de ensino e conseguirem aproveitar ao máximo a novidade junto aos alunos. A plataforma também disponibiliza um curso de formação em aprendizagem ativa desenvolvido pela Camino Education em parceria com o Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e, após a conclusão, o professor recebe um certificado.
Família é mais envolvida no processo - Em conjunto com a orientação dos professores, as famílias também adquiriram um papel mais importante nesse momento. Por isso, é preciso estimular e auxiliar pais e responsáveis a realizarem atividades com os filhos que também estejam desenvolvendo as habilidades mobilizadas na escola. “As Atividades para Família têm ajudado muito nesse processo, pois oferecem aos pais um caminho para estimular o aprendizado dos filhos em casa, algo que, para muitos familiares, é um grande desafio”, ressalta Bruno.
Com o aumento da utilização das tecnologias para dar conta dessa mudança de rotina nos estudos, a cultura digital também se intensifica, principalmente como ferramenta de interação. “A tecnologia tem papel fundamental nesse período, principalmente por garantir que as relações entre os membros da comunidade escolar continuem a existir. Porém, a tecnologia, nesse cenário ou em qualquer outro, não é o fim em si, ela encontra sua função quando serve ao processo de aprendizagem de maneira eficiente”, explica Gebara.
Além disso, as famílias também têm entendido cada vez mais a relevância do meio digital para a educação. Segundo ele, a tecnologia passará a ser mais parte da nova realidade do ensino das escolas e da rotina de estudo das crianças. “O que antes era uma opção, uma evolução a ser buscada, tornou-se uma necessidade imediata. Acreditamos que os legados que esse período vai deixar alterarão de maneira permanente nossa noção sobre o papel – e as possibilidades – da tecnologia. Teremos um novo normal, que certamente contará com mais meio digitais e menos meios físicos”.
Diante desse cenário, com os estudantes em casa, também é necessário aproveitar o momento para reforçar o relacionamento entre família e escola, tão decisivo para esse processo de continuidade das atividades em casa. “Nesse momento de incerteza, a união da comunidade tem papel fundamental, pois confere segurança aos alunos, professores e responsáveis para ter uma comunidade coesa, unida e que se apoia nesse momento”, reforça Gebara. “A comunidade deve buscar estar ainda mais próxima – ainda que de maneira remota – para que os laços sejam reforçados e para servir de suporte para cada um de seus membros”, conclui.
Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>