Projeto do Colégio Visconde de Porto Seguro é premiado na 18ª FEBRACE
Com avaliação online, o projeto "Do Minecraft à Unesco" ficou em 4º lugar na categoria de ciências humanas, concorrendo com outros 60 grupos
Em 2020, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) ocorreu de forma diferente: tradicional por reunir centenas de inovações feitas por alunos do Ensino Médio, a feira foi inteiramente online. Desde a votação popular até avaliações técnicas, os projetos foram analisados pelos jurados por meio de vídeo conferências e o resultado também foi apresentado online. O projeto “Do Minecraft à Unesco: Desenvolvimento de uma Análise do Projeto #HistoryBlocks Mediante Intersecções dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s)”, dos alunos do ensino médio do Colégio Visconde de Porto Seguro, Marcos Alexandre Barbosa, Paulo Teixeira, André Thiele foi o 4º colocado na categoria de humanas.
O projeto une tecnologia e gamificação ao analisar as intersecções entre o #HistoryBlocks, da Minecraft, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), procurando descobrir com qual das duas vertentes o jogo tem mais sinergia. Parte do programa pedagógico global da Unesco e da Microsoft, o #HistoryBloks promove o ensino de história e outras matérias por meio de reconstrução de sítios arqueológicos destruídos durante período de guerras e foi implementado no Brasil com suporte de Francisco Tupy, professor de Letramento Digital do Colégio Visconde de Porto Seguro e especialista na aplicação de videogames na educação e comunicação, também orientador do projeto premiado.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.
Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.
Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.
Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>