EAD: trabalhos em grupo ajudam a minimizar a solidão dos alunos em quarentena
Escola da Vila, que sempre prioriza o trabalho em grupo, reforça o procedimento durante a suspensão das aulas presenciais
Desde a última quinta-feira (19), a Escola da Vila suspendeu as aulas presenciais em suas três unidades, em São Paulo. A medida preventiva visa conter a propagação do novo coronavírus (COVID-19). Alunos e alunas da instituição, entretanto, estão realizando atividades pedagógicas por meio da plataforma digital AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). A ferramenta proporciona interação em grupo além de aulas síncronas online.
A escola decidiu investir em propostas e atividades que estimulam o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes pois além de ser uma marca habitual de seu trabalho, a interação pode minimizar a solidão que o período de quarentena pode trazer aos estudantes. Mesmo com a dinâmica virtual, a coordenadora de tecnologias educacionais da Escola da Vila, Helena Mendonça, afirma que os laços podem ser mantidos.
"Tem coisas que aprendemos melhor na interação, e a Escola da Vila está conseguindo garantir essa troca de qualidade, sabendo das diferenças e das vantagens e desvantagens entre presencial e virtual. É um fator muito importante para os alunos e alunas, não só para a socialização, mas também para o aprendizado", explica.
Há 10 anos a instituição realiza um trabalho de ensino digital a partir do Ensino Fundamental. Com a suspensão de aulas presenciais, o setor de tecnologia da escola dobrou sua atenção e tem conversado com as turmas para receber feedbacks e saber como está sendo a adaptação.
No Ensino Médio, antes dos alunos e alunas ficarem reclusos em suas casas, a escola pediu para eles se organizarem em pequenos grupos de trabalho de 5 a 6 integrantes. A ideia é facilitar a comunicação e a troca de experiências. Esse grupo fixo tem como objetivo se ajudar na realização de tarefas e dividir informações. Entre as atividades propostas pelos professores, Helena destaca os debates e fóruns criados na plataforma.
Por último, a coordenadora de tecnologias educacionais reforça a importância da formação de professores no ambiente digital. "É um exercício constante dos professores e da coordenação pedagógica em pensar qual a potencialidade da aprendizagem presencial e qual a potencialidade da aprendizagem virtual. Isso nos dá maior segurança para enfrentar todas as atividades no espaço virtual", finaliza.
Sobre a Escola da Vila - Fundada há 40 anos, em São Paulo, a Escola da Vila é uma instituição pioneira no ensino socioconstrutivista no Brasil e foca na produção de conhecimento por meio de quatro pilares: autonomia; cooperação; acesso ao conhecimento e valor da diversidade. Atualmente, suas três unidades (Butantã, Morumbi e Granja Viana) incorporam em sua proposta pedagógica a formação e qualificação de seus professores e carregam em sua essência os sensos de autonomia e comunidade tão importantes na preparação de seu corpo estudantil para os desafios da vida e para que tenham jornadas significativas no mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>