Primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de Ensino Superior, Descomplica anuncia lançamento de faculdade online
Maior plataforma de educação online do Brasil e líder no segmento preparatório para Enem e vestibulares, a EdTech Descomplica dá mais um passo rumo à democratização do ensino de qualidade no país e anuncia seu ingresso na graduação. Com a proposta de ampliar a penetração de ensino superior entre a população brasileira - que hoje é de apenas 21%, muito abaixo da média dos países da membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 44% - a Faculdade Descomplica chega com o propósito de também melhorar a empregabilidade de milhões de pessoas.
Atualmente, no Brasil, adultos com diploma de ensino superior ganham, em média, 140% a mais do que aqueles que cursaram apenas o ensino médio. Ainda assim, cerca de 80% da população brasileira entre 18 e 24 anos não se formou ou mesmo está matriculada na faculdade. Foi pensando neste cenário, com foco em ampliar a participação de jovens e adultos com ensino superior e, consequentemente, aprimorar suas qualidades para o mercado de trabalho, que o Descomplica ingressou no mercado regulado da graduação.
"O Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo e sabemos o quanto o diploma universitário muda a perspectiva de oportunidades do brasileiro. Pro Descomplica, impacto em educação é transformar vidas. Então é muito natural essa evolução/expansão do negócio, porque nascemos para ajudar a colocar as pessoas nas universidades e agora queremos que mais gente entre na universidade, mas também consiga cursar e ainda ver os resultados práticos disso", afirma Marco Fisbhen, CEO e Fundador do Descomplica.
Nota máxima (05) no conceito institucional do Ministério da Educação, a Faculdade Descomplica é a mais nova instituição credenciada para oferecer cursos online, em meio a um mercado composto por mais de 2500 instituições de ensino - muitas delas centenárias - mas no qual menos de 6% obteve nota máxima no credenciamento. Para Marco, essa é uma grande conquista. "Essa é mais uma comprovação do quanto nosso empenho nos últimos oito anos tem dado resultados concretos. Não só estamos mudando a realidade de milhões de pessoas, com uma educação de qualidade, como estamos sendo reconhecidos por esse trabalho também pelo governo", conclui o executivo.
Num cenário em que o setor de educação segue estagnado, o segmento de educação a distância desponta como uma solução. Enquanto a participação dos alunos no ensino superior presencial vem apresentando constante queda, a busca por cursos online cresce de forma progressiva, inclusive com migração de alunos de cursos presenciais para o EAD. Apenas em um ano, cerca de 120 mil estudantes trocaram de modalidade. É este cenário de estagnação que o Descomplica quer ajudar a mudar com o lançamento de uma graduação voltada para o mercado de trabalho e para a melhoria da empregabilidade dos brasileiros.
"O crescimento do chamado ‘ensino a distância’ ainda esbarra na falta de costume da população com a educação digital. Acredita-se que seja algo frio, com menor cobrança e comprometimento. É por isso que, com a Faculdade Descomplica, queremos reforçar o conceito do online, de proximidade, de estar ao alcance da sua mão no momento em que você quiser. O Brasil é o segundo país do mundo que mais passa tempo na internet. Fazemos transações bancárias, pedimos comida, assistimos a filmes e séries, nos mantemos informados pelos noticiários. Tudo isso online. Por que a educação não pode ser? Por que não ter a comodidade de estudar no seu tempo, no lugar que você quiser? Por que estudar não pode ser divertido e ao passo em que te prepara para o mercado de trabalho?", provoca Daniel Pedrino, Presidente da Faculdade Descomplica.
Com a proposta de auxiliar também na empregabilidade de milhões de brasileiros, a Faculdade Descomplica traz um formato inovador de certificação: os alunos não precisarão aguardar até a conclusão da graduação para se tornarem especialistas em suas áreas. Periodicamente, os estudantes passarão por avaliações específicas dentro de cada temática para conquistarem microcertificados.
"Comprovar o conhecimento em áreas específicas faz toda a diferença no mercado de trabalho. Com nossas microcertificações, o aluno não precisa esperar se formar para isso. Um estudante que cursa Pedagogia, por exemplo, e já cursou um módulo inteiro de Didática, receberá um microcertificado comprovando que está apto a atuar com esta especialização. Queremos que o estudo faça sentido na vida de cada um de nossos alunos", explica Pedrino.
Neste primeiro momento, serão ofertados quatro cursos de graduação: Bacharelado em Ciências Contábeis; Bacharelado em Administração; Licenciatura em Pedagogia e Tecnólogo em RH. Os alunos terão à disposição, inicialmente, treze polos presenciais divididos entre estados do sudeste e do nordeste, e a proposta é que este número cresça no próximo ano, de acordo com a ampliação da oferta de cursos. "A Faculdade Descomplica nasce com cursos que possuem cerca de 50% da demanda de quem se inscreve no ensino superior. Desta forma, queremos impactar, de maneira efetiva, a vida das pessoas oferecendo um curso diferente de tudo o que existe hoje. Para o próximo ano, pretendemos expandir as ofertas para as áreas de tecnologia e engenharias, visando ampliar nossa rede de polos inovadores para mais de 100 cidades", conclui Daniel Pedrino.
Os valores das mensalidades são fixos, sem surpresa para o aluno ao longo dos anos e o vestibular para ingresso ainda no primeiro semestre acontece durante todo o mês de março. Inicialmente, serão ofertadas 1.200 vagas, sendo 300 para cada um dos cursos. As inscrições são realizadas pelo site http://www.faculdadedescomplica.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>