Ação visa trazer educação ambiental ao público por meio de histórias em quadrinhos impressas em sacos de pão
Iniciativa do Instituto Paranaense de Reciclagem traz história que fala sobre o correto descarte de resíduos para 150 mil embalagens
O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) lançou nessa semana um projeto que visa promover a conscientização ambiental dos consumidores por meio da impressão de histórias em quadrinhos educativas em cartuchos de pães.
A primeira história será impressa em 150 mil cartuchos de pão de 150 panificadoras de Curitiba, Maringá e sete cidades da Região Metropolitana (Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Araucária e Fazenda Rio Grande). Ao longo de 2020, serão distribuídas seis histórias que exploram a temática ambiental com ênfase no descarte correto dos resíduos sólidos e na logística reversa de embalagens.
O presidente do Instituto, Rommel Barion, explica a importância de uma ação voltada para a educação ambiental do público. “Queremos chamar a atenção para a importância da educação ambiental e da separação e destinação adequada das embalagens por meio de uma narrativa atraente para todas as idades. Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade de debate e reflexão sobre como os resíduos são gerados e descartados e de que forma isso impacta na vida das pessoas”, afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep), Vilson Felipe Borgmann, explicou a importância da panificação para a disseminação da importância da reciclagem. “As panificadoras fazem parte e funcionam como formadoras de opinião nos bairros. Elas atingem diretamente os núcleos familiares e possuem um papel muito importante na conscientização das pessoas para a realização da reciclagem de diferentes tipos de materiais”, ressaltou.
A ação contou com a parceria entre os setores de panificação e de papel e celulose e contou com a participação do InPAR para que fosse viabilizado. Segundo Barion, o instituto buscou utilizar a capilaridade das panificadoras e o fácil acesso do público às embalagens de pão para difundir as histórias.
A iniciativa tem parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) e o Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel). Essa primeira etapa também possui o apoio da Leal Embalagens, empresa paranaense do mercado de industrialização e comercialização de produtos descartáveis de papel. As histórias foram desenvolvidas pelo ilustrador curitibano Giovani Medine.
Sobre o InPAR
O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) é uma instituição que tem o propósito de operacionalizar um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo, visando atender às determinações impostas pela legislação vigente no âmbito estadual e federal. Fundado por seis sindicatos industriais (Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep), com o apoio da Fiep, o Instituto possui 35 associadas de diferentes segmentos da indústria.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>