Escola em Tempo Integral Traz Novos Conceitos em Práticas Pedagógicas
Contagem, MG, adere ao projeto e investe em educação e torna a CEI uma realidade social
A educação é há muito tempo uma preocupação para todo país que deseje assegurar um futuro em um mundo que vive a expansão da chamada sociedade do conhecimento.
Dessa forma e com conceitos práticos visando abranger todas as dimensões pedagógicas no aproveitamento intelectual dos alunos, escolas de algumas redes de ensino passaram a se integrar com o conceito de coletividade trabalhando com crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
Com esse objetivo traçado e tendo em vista novas práticas educacionais e profissionais, a prefeitura de Contagem, através de sua Secretaria Municipal inaugurou nessa sexta-feira, 6 de março, o primeiro Centro de Educação em Tempo Integral - CEI.
Trata-se de um projeto inovador que irá trabalhar conceitos e contextos educacionais com capacidade para atender 600 estudantes em período integral, além de mais mil alunos no contraturno escolar, abrangendo estudantes do ensino fundamental e ensino médio da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), no período noturno.
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Seguindo uma tendência pedagógica e educacional construtiva, são diversas as formas e métodos colocados em prática que objetivam atender as necessidades de aprendizagens, paraque todo o conjunto social tenha um bom resultado.
Especificamente nessa cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, O projeto abrangeuma área de sete mil metros quadrados e conta com aquecimento solar e coleta seletiva. Ao todo são 43 espaços de aprendizagem, entre laboratórios de mídia, espaço de comunicação, de música, incluindo DJ, espaço de moda e design, espaço gourmet, sala de línguas, espaço de teatro e dança, laboratório de jogos, espaço de artes, salas de aula reversíveis, além de uma ampla área de convivência.
Já as práticas esportivas incluem uma área externa que foi contemplada com um ginásio poliesportivo, pista de skate e playground. Sendo ainda previsto a construção de uma piscina semiolímpica aquecida. Trata-se do primeiro projeto que viabiliza um Centro deEducação Integrada em Contagem. E, de acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o projeto do primeiro Centro de Educação Integral de Contagem, que contou com a participação da MRV engenharia, destaca-se em qualidade como inovação, no quesito investimento aos estudantes.
Os conceitos sobre a rede de Educação do município são amplos, principalmente no sentido de preparar estudantes para a vida, criando oportunidades, em destaque para alguns valores primordiais como equidade, respeito e ainda criando uma conexão com as famílias e proporcionando incentivo aos educadores.
O funcionamento do CEI de Contagem estará disponível das 7h30 às 17h. E para o contraturno, os horários são diferenciados sendo no turno da manhã, das 8h às 11h30, e no turno da tarde, das 13h às 16h30, todos equivalendo ao modelo de currículo integrado com conteúdo e habilidades dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além das práticas pedagógicas, o diferencial é que serão ministradas oficinas e aulas práticas nos 43 ambientes do CEI que estarão disponíveis à escolha do aluno, dentro do período da carga horária eletiva.
Entre as entidades parceiras do CEI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está envolvido nos projetos oferecendo 30 oficinas por semestre, distribuídos entre as áreas de gastronomia, eletrônica, robótica, marcenaria, elétrica e tecnologias digitais. As oficinas estarão disponíveis de acordo com cada semestre, que apresentará a lista das áreas a serem trabalhadas. Os alunos poderão se matricular a partir de suas escolhas e de seus projetos de vida.
O Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, a jornada dos estudantes é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida.
Além das disciplinas obrigatórias, eles contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.
Com mais tempo no ambiente escolar, o estudante tem a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos com atividades extracurriculares, tirando dúvidas com professores e sendo acompanhado de perto pelos profissionais.
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