Empreendedorismo na sala de aula
Coppead e Escola Politécnica se unem e oferecem programa de especialização
Cada vez mais cresce o número de universidades que oferecem cursos de pós-graduação e MBAs focados na abertura e na gestão de empresas, ou seja, no estímulo e orientação do viés empreendedor do aluno. E pela primeira vez, uma escola de negócios e uma escola de engenharia se unem no país para criar um programa de especialização consistente, na área de empreendedorismo: o Tech Management. O Coppead/UFRJ e a Escola Politécnica da UFRJ verificaram que a maior parte dos empreendedores que fracassam não têm uma base de gestão suficiente para gerirem seus negócios e resolveram oferecer uma especialização para ajudá-los na concretização de seus projetos e sonhos.
Segundo a diretora do Coppead/UFRJ, Elaine Tavares, as pessoas têm boas ideias, mas quando as atividades gerenciais iniciam, elas se perdem no meio de tantos detalhes e até problemas ao longo do percurso. "O empreendedor sem formação gerencial ou sem conhecimento técnico suficiente tenta aprender por tentativa e erro. Desta forma, certamente erra mais", diz a professora.
Ela explica ainda que, por outro lado, se a pessoa consegue se capacitar em paralelo ao desenvolvimento do seu negócio, suas falhas e tropeços tendem a diminuir. "E como são empresas de estrutura pequena, normalmente enfrentam desafios variados. Por isso, uma formação mais sólida, como uma pós-graduação, pode de fato ajudar e minimizar os erros", explica a diretora.
O curso é dividido em três fases: (1) desenvolvimento da ideia; (2) desenvolvimento do produto; e (3) estratégia de lançamento, das quais os alunos poderão desenvolver seus projetos com supervisão dos professores e avaliação das bancas. "Será a oportunidade de trazer ideias, refletir, entender o que faz uma iniciativa dar certo e então começar a estruturar seu negócio", completa Elaine.
Para compor essa estrutura, o empreendedor aprenderá conhecimentos em decisões de investimento e gerenciais, comunicação e marketing, negociação, gestão de projetos, inovação social, design thinking e, principalmente, tecnologias aplicadas aos negócios.
O curso é totalmente hands on, mão na massa. "Além disso, os alunos poderão intensificar seu network e as conversas com empreendedores mais experientes no Wake up call para o compartilhamento dos sucessos e dos fracassos", conclui a diretora.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>