Vídeos de exercícios físicos na internet podem colocar a saúde em risco
Alternativas “fáceis” e baratas não têm acompanhamento de profissional e podem causar lesões
Em uma breve pesquisa na loja de aplicativos de um celular é possível encontrar diversas opções de vídeos e treinamentos para atividades físicas. Porém, os riscos são grandes ao optar por fazer exercícios sem orientação. O resultado pode ser lesões e problemas graves nas articulações. Por isso, especialistas alertam para o respeito aos limites e ao processo de aprendizagem motora para a realização dos movimentos.
Aplicativos, blogs e vídeos que circulam na internet estimulando a prática de exercícios físicos em casa e trazendo orientação sobre nutrição, comportamento e estilo de vida têm atraído a atenção de quem não está satisfeito com seu corpo. Contudo, para Rita Gomes, 50, professora de Hatha Yôga, Pilates, terapeuta Reiki e Educadora Física, “é importante procurar um estúdio ou academia com profissionais capacitados para exercer a profissão, ensinar e prescrever treinos e práticas de forma segura, respeitando a individualidade biológica de cada pessoa”.
Quem também alerta para os perigos de praticar exercícios físicos sem acompanhamento é educador físico Antônio Cenai, 23, que acredita que os aplicativos podem ajudar as pessoas a tomarem uma primeira iniciativa para uma vida mais saudável, mas não devem ser o único instrumento.
“Os aplicativos podem até ser um auxílio para pessoas que não possuem restrições clínicas que possam limitar sua prática de atividade física, porém eles também podem ser vilões agravando e até causando novas lesões”, frisa Cenai.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>