Colégio Santo Agostinho se antecipa às novas normas do MEC para o Ensino Médio e amplia grade curricular
Estudantes terão acesso a módulos formativos, em diversas áreas do conhecimento, e poderão optar de acordo com o grau de afinidade com os temas propostos
O ano letivo terá início, em fevereiro, com novidades na grade curricular para os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima. A escola se antecipou às novas normas do Ministério da Educação (MEC) —com o aumento da carga horária da grade curricular para além das matérias clássicas, a partir de 2021— e criou o projeto VOOU, que consiste na oferta de módulos formativos interdisciplinares para conciliar abordagens pedagógicas e habilidades socioemocionais.
De acordo com a gestora pedagógica do Colégio Santo Agostinho e coordenadora do projeto, Júnia Rohlfs, a iniciativa antecipa uma definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deve ser implementada em 2021. “Foi feita uma pesquisa com os alunos para dar mais significado ao projeto e apresentar metodologias diferenciadas, com processos de avaliação totalmente diferentes da grade tradicional”, explica.
Segundo ela, cada aluno definirá, por semestre, a escolha de um módulo, de acordo com a vontade ou necessidade de desenvolver aptidões em diferentes temáticas. “O aluno poderá aprender mais sobre assuntos atuais e valorosos para a sociedade, que precisa de cidadãos com uma formação capaz de lidar com a complexidade do século 21”, analisa.
Foi pensando nisso que a aluna Beatriz Oliveira Sathler Guimarães, da 1ª série do Ensino Médio, escolheu cursar o módulo “Redes Sociais, Novas Mídias, Política e Sociedade” na unidade Nova Lima. “Estou com grandes expectativas, porque, desde o ano passado, quando foi anunciado que teríamos os módulos formativos, já estava esperando alguma opção relacionada a debates e troca de ideias sobre a sociedade atual, fake news e pós-verdade. Acredito que essa iniciativa vai ampliar nossos horizontes e proporcionar conhecimento além da sala de aula”, afirma Beatriz.
Júnia Rohlfs afirma que o projeto propõe gerar mais autonomia para que os estudantes sejam protagonistas dos próprios caminhos. “Será possível aprender mais sobre educação financeira, fotografia científica, cinema, gamificação, entre outros temas —assuntos atuais e valorosos para os alunos, que precisam de uma formação capaz de lidar com a complexidade do século 21. A intenção é capacitá-los para que concluam os estudos no Colégio Santo Agostinho ainda mais preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho. Queremos proporcionar aos nossos jovens, ainda no Ensino Médio, experiências alinhadas com os próprios desejos e anseios”, avalia.
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