Inscrições para seleção de colaboradores do Saeb termina em 7 de fevereiro
Docentes escolhidos farão a elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da avaliação
Os professores interessados em integrar o grupo de colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já podem se inscrever, por meio de plataforma virtual do banco, até o meio-dia de 7 de fevereiro. Os selecionados vão participar da elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da avaliação.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o item é o nome técnico para a questão de qualquer avaliação e engloba a pergunta, a resposta e parâmetros. Na avaliação do instituto, a atualização do corpo de elaboradores e revisores que compõe o BNI é fundamental para produção de itens e manutenção da qualidade das avaliações.
O Banco Nacional de Itens tem o objetivo de armazenar itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Saeb.
Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:
- possuir graduação em pedagogia ou normal superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
- alcançar pontuação mínima de 6 pontos nos requisitos complementares;
- possuir a formação de acordo com o perfil de interesse;
- disponibilidade e aptidão para revisão técnico-pedagógica e elaboração de itens;
- conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet;
- não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou neles em exercício;
- não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho ou por atitudes julgadas inadequadas.
Para acessar o calendário completo e ter mais informações sobre os critérios de seleção, confira o edital publicado no Diário Oficial da União.
BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário.
O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>