Aluno do Coleguium Rede de Ensino conquista, pela segunda vez, nota 1.000 na redação do Enem 2019
Lucas Rios, de 18 anos, pretende cursar Ciência da Computação ou Sistemas de Informação na UFMG
O estudante Lucas Rios, de 18 anos, é um dos 13 candidatos mineiros que conquistaram a nota máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. Aluno do Coleguium Rede de Ensino —instituição mineira que faz parte do grupo Eleva Educação— desde quando tinha cinco anos de idade, ele tirou, pelo segundo ano consecutivo, a nota 1.000 no exame. Com a nota alcançada, ele pretende cursar Ciência da Computação ou Sistemas de Informação na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Em 2018, ainda como treineiro (estudante que não vai concluir o Ensino Médio no ano), Lucas Rios também alcançou a nota máxima na redação. Segundo o estudante, apesar de ter bastante afinidade com o tema de 2018 (Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet), ele ficou surpreso com a nota 1.000 quando ainda estava na 2ª série do Ensino Médio. “Logo quando fiquei sabendo, não contei pra ninguém, pois não estava esperando”, afirma.
Para o Enem 2019, Lucas Rios se dedicou e se preparou para as provas, participando de vários simulados e trabalhando a escrita. Ele afirma que o “segredo” para alcançar a nota máxima está no equilíbrio entre estudar e não estudar. “Não adianta estudar demais e ficar com a mente cansada. É necessário também relaxar e estar tranquilo para fazer uma boa prova”, explica. Além das dicas da professora de redação, o estudante afirma que o repertório conquistado ao longo dos anos foi muito importante para a prova. “Recebemos muita informação, de vários canais diferentes, e precisamos saber usá-la a nosso favor. Esse conhecimento adquirido foi fundamental nesse processo”, declara.
Ainda criança, o estudante descobriu uma perda auditiva a partir de uma dificuldade que enfrentava em sala de aula. A professora Hévila Tomagnini, que atualmente é diretora regional do Coleguium, observou que Lucas Rios não entendia o conteúdo quando ela estava de costas para a turma, mas compreendia muito bem quando se posicionava de frente para os alunos. “Eu fazia a leitura labial da professora. Logo depois, comecei a usar o aparelho auditivo. Porém, nunca enxerguei isso como uma dificuldade nem me senti prejudicado por isso”, conta o estudante.
Sobre estudar no Coleguium, Lucas Rios revela que a flexibilidade, qualidade de ensino e o bom ambiente de estudos são fundamentais e deram a base necessária para que ele alcançasse a nota máxima na redação. “O colégio tem uma equipe capacitada para tranquilizar o aluno e instruir naquilo que precisamos”, acrescenta.
Para a supervisora de redação do Coleguium, Anna Carolina Araújo, a nota máxima de Lucas Rios é resultado, além da dedicação do estudante, do que é desenvolvido pelo colégio ao longo desses anos. “Estamos, há 10 anos, entre as 10 melhores escolas do Brasil no Enem, com destaque em redação. Esse trabalho começa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, já na alfabetização. A nota 1.000 de Lucas, bem como as várias acima de 900 que muitos alunos nossos conquistaram, é a coroação de um trabalho de muito esforço, que envolve a equipe de monitores, professores e supervisão pedagógica, que coloca a redação em posição de protagonismo dentro da rede de ensino”, comemora.
Sobre o Coleguium
Fundado em 1987, o Coleguium possui 19 unidades educacionais em Minas Gerais (Belo Horizonte, Nova Lima, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro e Divinópolis) e no Pará (Carajás). Em 2014, a escola passou a integrar o grupo Eleva Educação, que reúne 115 escolas em todas as regiões do país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>