Confira sete cursos na área da educação para se fazer nas férias
Ambiente de formação oferece aulas on-line para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil e técnicos de secretarias de educação. Inscrições estão abertas!
A formação continuada na área da educação vai além do crescimento individual e assegura um ensino de mais qualidade aos estudantes. Nessas férias, os profissionais do setor podem recorrer às plataformas de formação continuada para se aperfeiçoarem.
O Itaú Social, por exemplo, mantém o ambiente de formação chamado Polo (www.polo.org.br), que oferece cursos gratuitos e chancelados para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil (OSCs) e técnicos de secretarias de educação. Os conteúdos estão disponíveis em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Leitura, Escrita e Matemática e Monitoramento e Avaliação.
Confira sete cursos on-line com inscrições abertas:
Avaliação e Aprendizagem
Os gestores públicos e escolares que buscam entender melhor os indicadores usados para avaliar a aprendizagem dos alunos podem se inscrever nesse curso, realizado em parceria com a Comunidade Educativa – Cedac. Entre os assuntos abordados estão a avaliação da qualidade da educação, avaliações externas e indicadores educacionais. A carga horária é de 24 horas.
Infâncias e Leituras
Com inscrições abertas até o dia 07 de fevereiro, o curso oferecido em parceria com o Laboratório Emília de Formação incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. O papel dos mediadores de leitura e a construção de uma biblioteca para a faixa etária de 0 a 6 anos também são abordados. Ao final do curso é possível solicitar um acervo de livros infantojuvenis, desde que se atenda aos critérios informados.
Projeto Político-Pedagógico para OSCs
Os profissionais das organizações da sociedade civil são capacitados a reconhecer os conceitos, objetivos e características do Projeto Político-Pedagógico. Com isso, é possível desenvolver um planejamento institucional para a qualidade da oferta educativa. Com carga horária de 20 horas, a formação é realizada em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral.
BNCC na Educação Infantil
Realizado em parceria com o Instituto Singularidades, o objetivo do curso é apresentar de forma prática as modificações do processo de aprendizagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil. Com carga horária de 10 horas, a formação tem linguagem acessível e oferece materiais de apoio no desenvolvimento do planejamento pedagógico.
Planejamento e Estratégia para a Gestão Escolar
Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso tem como objetivo apresentar elementos para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Voltadas para gestores escolares, as aulas abordam políticas e programas de educação, gestão da unidade escolar, gestão de pessoas, além de negociação e mediação. A carga horária é de 10 horas.
Liderança e Gestão Participativa na Escola
Também realizado em parceria com a FGV, o conteúdo programático do curso aborda liderança, gerência e desenvolvimento de equipes, negociação e processo decisório e gestão de conflitos. Com carga horária de oito horas, a formação é destinada a gestores públicos e escolares e técnicos de secretarias de educação.
Letramento Matemático na Educação Infantil
Os objetivos do curso, oferecido em parceria com a Nova Escola, são refletir sobre o papel da matemática na Educação Infantil e proporcionar experiências significativas para as crianças, respeitando seu modo de aprender e ser, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental. Com carga horária de 10 horas, o cursista tem aulas sobre os campos de experiência e o percurso investigativo da criança, os conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração, planejamento de atividades matemáticas, entre outros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>