Colégios promovem troca de livros, uniformes e material escolar
Com projetos de reaproveitamento de materiais do Colégio Franciscano Pio XII e da Escola Internacional de Alphaville, pais economizam na compra dos itens e incentivam práticas sustentáveis com as crianças
Após as despesas das comemorações de fim de ano, impostos e viagens, famílias têm recorrido a alternativas para poupar gastos na compra da lista de material escolar com troca de livros e reutilização de materiais. É o que acontece no Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo. Um grupo de mães apresentou à diretoria a proposta do projeto “Bibliotroca”. O Colégio abraçou a ideia e há 15 anos os alunos e pais podem efetuar a troca de uniformes e de livros – paradidáticos e didáticos, não consumíveis, de categorias diversas – por intermédio da Bibliotroca. A regra é simples e não há burocracia: o aluno que entregar livros utilizados no ano anterior que ainda estejam na lista de material atual, pode retirar outro livro durante todo o ano letivo. Há sete anos, o projeto foi ampliado para os uniformes. Com as mesmas regras usadas para os livros, os trajes podem ser trocados, peça por peça, o que proporciona ainda mais economia aos pais.
Mary Elizabeth Azevedo, coordenadora da Bibliotroca há 12 anos e mãe de uma aluna e de dois ex-alunos do Pio XII, conta que "a compra de material didático é sempre um gasto muito grande. Além disso, os livros raramente serão utilizados novamente após o ano letivo. É um investimento na educação e não na aquisição da obra em si que fazemos com a compra. Se podemos compartilhar, não há porque mantê-los ou, o que é ainda pior, jogá-los no lixo. Com a Bibliotroca, nós, pais, economizamos, e nossos filhos aprendem a dar valor ao investimento que fazemos em sua educação”, explica a coordenadora.
Ainda, professores e mães voluntárias do projeto orientam alunos com dicas sobre a importância de cuidar do livro, o significado da troca e os cuidados que se deve ter para conservá-los.
Já na Escola Internacional de Alphaville (Barueri, Grande São Paulo), no mês de janeiro, os alunos podem trocar livros e reutilizar todos os materiais escolares possíveis, como pastas, lápis, tesouras e afins entre as diferentes séries. Também é realizado um bazar com doações de uniformes usados, os quais são revendidos aos pais e toda renda é revertida para ações sociais. Além da diminuição do consumo, a iniciativa também busca levar conscientização sobre as trocas entre pares e reuso dos livros. A ideia do projeto surgiu de diferentes mães de alunos que estão acostumadas com a abertura da escola para que os familiares possam desenvolver diferentes atividades, inclusive ações sociais. Sempre que procurada, a coordenação prontamente proporciona espaço, divulgação e apoio logístico.
“Precisamos refletir criticamente sobre o impacto de atitudes como indiferença com o outro ou com o mundo a nossa volta. Estes questionamentos, assim como vivências, são frequentemente o foco e o direcionamento do nosso Programa de Convivência Ética em todas as séries, criando oportunidades para construir uma cultura voltada para o bem-estar de todos”, explica Juliana Ragusa, coordenadora de tecnologia educacional da instituição.
O engajamento dos familiares com a comunidade escolar em ações como a organização do bazar de uniformes ou de troca de livros contribui para transmitir aos filhos, na prática, o alinhamento de valores entre a família e a escola.
Sobre o Colégio Franciscano Pio XII
Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há 65 desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.
A Escola Internacional de Alphaville diferencia-se por seu projeto educacional arrojado e adequado à sociedade contemporânea. Foi criada segundo as mais avançadas e eficientes conquistas na área de educação, garantindo uma formação bilíngue (português-inglês) altamente qualificada, ao preparar seus alunos de diversas nacionalidades para um mundo competitivo por meio de uma visão pluralista e de incentivo às múltiplas competências e habilidades. Hoje a instituição possui 550 alunos, e cerca de 15% são estrangeiros.
Faz parte de um seleto grupo de escolas em todo o mundo a oferecer o IB - International Baccalaureate® World School, um programa acadêmico fundado em 1968, na Suíça, e adotado por mais de 4.000 das melhores escolas de 148 países, que prima pelo rigor acadêmico, o método de avaliação e a ênfase no desenvolvimento pessoal dos alunos. Já oferece o Primary Years Programme (PYP), para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e está implementando o Middle Years Programme (IB-MYP) e o Diploma Programme (IB-DP).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>