Centro Universitário São Camilo realiza curso para professores aprenderem a lidar com saúde mental
Professores serão treinados em como agir com estudantes que estejam enfrentando agravos de saúde mental e ideação suicida
O Centro Universitário São Camilo – SP realizará, nos dias 23 e 30 de janeiro e 3 e 6 de fevereiro, treinamento prático de Atualização em Saúde Mental na Relação Professor-Aluno. Cerca de 20 professores participarão do trabalho no Campus Ipiranga.
Desde 2013, o mês de janeiro é dedicado, no Brasil, à conscientização e prevenção à Saúde Mental. De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade de 15 a 29 anos e cerca de 800 mil pessoas morrem dessa forma todos os anos. Os dados são alarmantes e trata-se de um grave problema de saúde pública.
Nos últimos 15 anos, esse índice nas universidades também cresceu. Algumas dificuldades emocionais enfrentadas pelos universitários são cruciais para o abalo da Saúde Mental. O estresse, a dificuldade financeira, a pressão e a competitividade, ou até mesmo histórico de doença ou distúrbio mental, são alguns dos sinais de alerta para identificação.
O professor de Psiquiatria e Psicologia do Centro Universitário São Camilo - SP, Bruno Antônio de Lima Nogueira, cita que não somente as situações extremas que podem ser provocadas pela condição, mas outras ações comportamentais fora do padrão podem ser identificadas previamente e realizadas intervenções: “A intenção do treinamento que será realizado pela primeira vez no Centro Universitário é ampliar a discussão e institucionalizar uma conversa com os professores para que todos saibam lidar, tenham a mesma linguagem e estejam preparados para ajudar os alunos nas situações de alerta que se apresentam”.
O treinamento foi uma solicitação dos próprios professores do Centro Universitário São Camilo e será iniciado com duas turmas de 10 professores de diversas áreas. A ideia é que seja disponibilizado duas vezes ao ano para alcançar o máximo de professores possíveis. O objetivo principal é ensiná-los a detectar e ajudar nas necessidades mentais e emocionais dos alunos. Alguns dos assuntos abordados serão: o manejo de ideação suicida, fatores de risco e proteção, contrato terapêutico (definição das consequências em que o indivíduo se encontra e o tratamento), uso abusivo de álcool e drogas que contribui para tais atitudes e estudo do temperamento dos alunos mais difíceis, entre outros, relacionados à área da Educação.
Os suicídios são evitáveis e o apoio, as medidas de acolhimento e suporte e eventualmente encaminhamento para tratamento específico são essenciais para quem precisa de ajuda. “Cerca de três ou quatro alunos de cada turma que leciono pedem indicações de terapia. Isso é realidade para muitos outros professores, em particular aqueles mais envolvidos com o processo de aprendizagem dos alunos, portanto é crucial que estejam preparados para ajudar também", afirma Bruno. Em 2017 o professor, com apoio da coordenação do curso de medicina, publicou um protocolo de manejo de ideação suicída do estudante no CUSC, para todos os colaboradores da instituição e que será parte integrante do treinamento realizado.
Centro Universitário São Camilo – Campus Ipiranga
Endereço: Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>