6 usos que pequenas e grandes marcas podem fazer dos gift cards
Quando implementados da maneira correta, cartões-presente alavancam o crescimento dos negócios e fidelizam consumidores
Nem todos estão familiarizados com as múltiplas utilidades que os famosos cartões-presente, também conhecidos como gift cards, oferecem às empresas que decidem implementar a solução. Uma vez instalado, um programa de gift cards pode se tornar um recurso poderoso para alavancar as vendas, fortalecer a omnicanalidade e aproximar a marca dos consumidores, entregando a eles ainda mais possibilidades.
Como uma ferramenta versátil, o cartão-presente pode ser utilizado de diversas maneiras. Confira uma lista com 6 usos estratégicos que as empresas podem fazer desta solução:
1. Incentivo de vendas
Uma pesquisa realizada em 2024 pela BHN Brasil, líder na distribuição de cartões-presente no país, apontou que boa parte dos brasileiros, ao serem presenteados com gift cards, gastam um valor adicional: 62% dos entrevistados que receberam cartões-presente de R$50 - sendo que a média de gastos adicionais é de R$61 – e 39% dos que receberam cartões-presente de R$500, caso em que o valor adicional é, em média, de R$106.
Na maior parte das vezes, essa disposição a gastar mais acontece porque os cartões-presente são vistos como um bônus ou incentivo para uma compra maior, trazendo benefícios para o comprador.
2. Programa de fidelidade
É possível utilizar os gift cards como recompensas em programas de fidelidade, ou seja, clientes que acumularem pontos ou atingirem metas podem recebê-los como prêmio. Dessa forma, se aproximarão ainda mais da marca e estarão mais dispostos a voltar e fazer uma compra novamente. Essa estratégia de fidelização auxilia na criação de uma base fiel e constante de clientes.
3. Presente corporativo
Manter os funcionários de uma empresa satisfeitos é essencial para o sucesso de qualquer negócio e os cartões-presente são excelentes ferramentas para esse fim. Eles são presentes agradáveis e práticos na medida certa para motivar as equipes, recompensar desempenho e incentivar a participação em treinamentos e eventos. Assim, a companhia não corre o risco de errar com presentes genéricos em datas comemorativas, aniversários e recompensas, já que os presenteados podem escolher o produto ou serviço que desejarem dentro das opções oferecidas.
“A utilização dos gift cards como incentivo e recompensa no ambiente corporativo não apenas estimula a retenção de funcionários, mas aumenta o engajamento, a satisfação e o desempenho, contribuindo para uma cultura empresarial forte e voltada para resultados”, comenta Natalia Garrido, Diretora de Operações e Produtos da BHN Brasil.
4. Ferramenta de marketing
Outra opção é incluir os gift cards em campanhas promocionais, sorteios ou concursos para atrair novos clientes, engajar os existentes e atrair novamente clientes inativos, que não compram há algum tempo, como forma de incentivá-los a voltar à loja ou plataforma digital. Além disso, é possível usá-los em promoções de novos produtos ou serviços como incentivo para que os clientes experimentem as novidades.
5. Solução para devoluções
Em casos de devoluções de produto, oferecer os cartões-presente como alternativa pode ser vantajoso, garantindo que o cliente continue consumindo na empresa. De acordo com levantamento feito pela BNH Brasil no início deste ano sobre o comportamento de consumo de gift cards nas festas de fim de ano de 2024, 9 em 10 brasileiros gostariam de receber um cartão-presente ao devolver itens às lojas. Essa opção dá a chance ao consumidor de tomar uma decisão de compra quando desejar e for mais oportuno para ele, e não imediatamente na hora da devolução, caso não a queira em dinheiro.
6. Parcerias estratégicas
Por fim, a ferramenta também pode ser usada para estabelecer parcerias com outras empresas, ampliando a base de clientes e gerando benefícios mútuos. No Brasil, o cartão-presente multimarcas é uma dessas soluções e já existe. Lançado pela BHN Brasil, o cartão “O Melhor Presente Para” conta com diferentes marcas em um único produto, oferecendo ainda mais liberdade à pessoa presenteada, que poderá gastar o valor de seu gift card em mais de uma loja, se desejar. Essa modalidade conta com diversas categorias e cada uma delas traz opções de marcas referência nos seus segmentos, como Mc Donald’s, Roblox, Decathlon, Buddha Spa, Airbnb e mais.
“As marcas participantes dos cartões não competem entre si, mas se beneficiam mutuamente, ganhando visibilidade dos clientes e podendo ser consumidas na mesma compra, de acordo com o que o presenteado escolher”, finaliza Garrido.
Os gift cards são uma solução flexível e poderosa que, quando bem implementada, pode gerar resultados significativos para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Por meio deles, é possível acelerar a aquisição de novos clientes e aumentar seu engajamento com a marca, pela praticidade oferecida pelo produto.
Sobre a Blackhawk Network
Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos. No Brasil há 13 anos, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de 6 mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento. Para mais informações, acesse o site.
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