Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Páscoa sem culpa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista pontua que com equilíbrio é possível aproveitar a Páscoa sem sentir culpa - Freepik Especialista pontua que com equilíbrio é possível aproveitar a Páscoa sem sentir culpa - Freepik

Nutricionista orienta sobre como fazer o consumo de chocolate nesta época do ano sem comprometer a dieta e a saúde

De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, na Páscoa deste ano, 7 em cada 10 pessoas (67%) pretendem comprar chocolates ou outros produtos. O ovo de Páscoa é o item pretendido mais citado (64%) pelos entrevistados, seguido por bombons, caixa de bombons, trufas (36%) e barra de chocolate (34%).

Muitas pessoas, no entanto, querem passar longe dos chocolates por medo de engordar. Porém, a nutricionista Luana Alves Lopes, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, ameniza a situação. “O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso, mas o chocolate em si não é um vilão. O problema está na quantidade e no tipo escolhido. Chocolates com alto teor de açúcar e gorduras ruins podem prejudicar a saúde, enquanto opções com maior teor de cacau (70% ou mais) oferecem benefícios”, explica.

A especialista orienta sobre os indicados para o consumo e os que devem ser evitados. “Os melhores são os chocolates amargos ou meio amargos (70% cacau ou mais), pois contêm menos açúcar e mais antioxidantes. Chocolates ao leite e brancos são pobres em antioxidantes e mais calóricos e ricos em açúcares e gorduras saturadas. Outra opção que pode ser considerada são aqueles sem adição de açúcar, desde que os ingredientes sejam de qualidade”, afirma.

Comer sem culpa

Luana Alves Lopes salienta que é possível aproveitar essa época sem se sentir culpado. “O segredo está no equilíbrio. Escolha chocolates com mais cacau e coma com moderação. Evite comer chocolate o dia todo, defina um momento para saborear, sugiro uma porção pequena como sobremesa e sempre após o consumo de proteína magra e fibras (uma refeição com salada, legumes e carne, por exemplo), isso ajuda a controlar a quantidade consumida e reduz picos glicêmicos. Se exagerar um dia, equilibre nos próximos. Sem culpa!”, ressalta.

De acordo com a nutricionista, com as crianças é preciso ter cuidados também. “O ideal é não proibir, mas ensinar moderação. Estabeleça limites, não precisa comer todos os ovos de uma vez. Prefira chocolates com menos açúcar e sem recheios. Estimule um consumo consciente, associando a Páscoa a momentos e não apenas à comida”, pontua.

Nem só de chocolate vive a Páscoa. No sábado de aleluia muitos fazem churrasco pelo fim da quaresma e o almoço de domingo também costuma ter muita fartura, tanto de pratos salgados como nas sobremesas. A especialista ainda orienta sobre estes momentos. “No churrasco prefira carnes magras, controle as porções e evite exagero nos acompanhamentos (pão de alho, farofa, etc.). No almoço de domingo monte um prato equilibrado, dando prioridade às proteínas e vegetais antes de partir para as sobremesas. Se quiser sobremesa, escolha uma porção pequena e saboreie sem exagerar”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: