Operação inédita de abastecimento simultâneo de navio cargueiro é realizada no Super Terminais, em Manaus
Em parceria com a Refinaria da Amazônia e a Navemazônia, terminal portuário amplia portfólio de serviços
Uma operação inédita no Amazonas foi realizada no Super Terminais, no dia 30, com o abastecimento simultâneo do navio cargueiro MSC YANG R durante suas atividades de carga e descarga em Manaus (AM). Em parceria com a Refinaria da Amazônia (REAM) e a empresa de logística fluvial Navemazônia, o terminal consolidou um marco logístico ao permitir a transferência de cerca de mil toneladas de Very Low Sulphur Fuel Oil (VLSFO) — combustível marítimo com baixo teor de enxofre — enquanto a embarcação operava no píer.
O MSC YANG R, com 257,33 metros de comprimento, é o maior navio da companhia MSC já operado no estado do Amazonas. Atracado pela primeira vez na capital amazonense, chegou transportando 1.245 contêineres e deixou o porto com 1.584, exigindo capacidade técnica e infraestrutura do Super Terminais para suportar manobras logísticas de grande porte com qualidade e segurança.
Tradicionalmente, esse tipo de abastecimento era feito com navios fundeados no rio, o que envolvia altos custos com praticagem, rebocadores e tempo de operação mais longo. Com o novo modelo, viabilizado pelo Super Terminais, foi possível realizar a operação simultaneamente à movimentação de cargas, o que gerou ganhos de tempo, redução de custos e aumento da eficiência logística.
“A redução de custos para o armador é significativa quando o abastecimento é feito enquanto o navio está atracado em nosso porto e sendo operado para carga e descarga de contêineres. Além de ganhar tempo, as operações simultâneas trazem eficiência no tempo de viagem do navio. Realizar a operação de abastecimento pela primeira vez no Super Terminais foi uma alegria e um grande trabalho em conjunto, abrindo uma nova gama de serviços a serem oferecidos para nossos clientes”, afirmou Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
A operação envolveu diretamente cerca de 12 profissionais da REAM, da Navemazônia e de empresas parceiras. Foram seguidos rigorosos protocolos de segurança e de proteção ambiental, com o uso de barreiras de contenção, mangotes certificados e instrumentos de medição, assegurando total controle e confiabilidade no processo.
Vinícius Dantas, gerente de bunkering da Refinaria da Amazônia, destacou as vantagens logísticas da nova modalidade. “Atracado, o navio evita custos com praticagem e rebocadores, reduz o tempo de permanência e permite realizar o abastecimento em paralelo com outras operações portuárias”, explicou. O executivo pontuou ainda que a estrutura do Super Terminais foi fundamental para garantir o sucesso da iniciativa.
Já para Fagner Jaques, diretor executivo da REAM, o feito estabelece um novo patamar para a logística regional. “A Refinaria da Amazônia reforça, assim, seu compromisso com a inovação logística, a segurança operacional e a sustentabilidade, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da infraestrutura portuária da Amazônia”, afirmou.
Super Terminais
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica –, a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.
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