Brasil,

Marcenaria: uma profissão milenar que continua em alta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

19 de março é Dia do Marceneiro, uma das mais antigas profissões da humanidade - FreePik 19 de março é Dia do Marceneiro, uma das mais antigas profissões da humanidade - FreePik

Ela é responsável pela maior parte da mobília de uma casa. A marcenaria tem o papel de organizar, ampliar e embelezar os ambientes

No próximo dia 19 de março celebramos duas das mais antigas profissões da humanidade que são, de certa forma, coirmãs: a carpintaria e a marcenaria. A data também homenageia o carpinteiro mais famoso de todos os tempos, José, o pai adotivo de Jesus Cristo, ou simplesmente São José, para os cristão católicos.

A proximidade entre o trabalho do carpinteiro e do marceneiro está sobretudo na matéria prima principal que usam, a madeira. Mas as semelhanças entre os dois ofícios podem estar apenas aí. Enquanto os carpinteiros atuam mais na construção civil e trabalham diretamente com a madeira bruta, transformando-a em estruturas de sustentação ou pisos, já os marceneiros usam a madeira de forma mais refinada para a confecção de móveis.

É sobre esse profissional, que transforma madeira em arte, que iremos tratar nesta reportagem. Atuando como marceneiro há mais de 42 anos, Antônio Abel Rosa conta que herdou do pai o ofício de marceneiro e que hoje, junto com seu sócio, atende na Grande Goiânia e até fora de Goiás. “Meu pai era um marceneiro nato desde os anos 40, então eu nasci e segui esse ramo. Deixei o comércio, em 1974, para labutar nessa área e estou nela até hoje”, afirma Antônio, de 66 anos.

Do alto dos seus mais de 40 anos de experiência profissional, Antônio Rosa aponta a chegada de mais tecnologia como a principal mudança no ofício da marcenaria. “Hoje está mais simples, porque eu sou da época da marcenaria raiz, em que você pegava a madeira bruta e produzia o móvel do zero, praticamente. Hoje é muito mais fácil e mais seguro com a tecnologia. É totalmente diferente de anos atrás, é muito mais prático”, o marceneiro.

A transformação

Transformar uma chapa de madeira em um móvel bonito e funcional é o que traz mais satisfação a Antônio nesta profissão. “Você pega um projeto no papel e transforma-o em realidade. Pega um produto básico, a chapa, e o transforma em um móvel bonito, que traz ornamentação para um ambiente e a felicidade do cliente, é isso que me faz estar nessa profissão até hoje”, destaca.

Responsável pela coordenação de arquitetura da Yutá, a arquiteta Adriana Borges explica que a parceria entre os arquitetos e marceneiros são essenciais na hora de mobiliar uma casa ou apartamento, uma vez que, enquanto um idealiza a ocupação do espaço, o outro executa o mesmo. “Um bom marceneiro requer em seu trabalho uma execução exímia, de acordo com o que foi definido e aprovado pelo cliente no projeto. Acho que entre os grandes diferenciais de bom marceneiro estão a alta qualidade técnica, o atendimento de pós-entrega, a garantia e qualidade de seus produtos e da sua montagem”, salienta a arquiteta.

Marcenaria em toda a casa

Segundo a arquiteta, a marcenaria hoje está presente em todos os ambientes de uma casa, e graças ao mobiliário, os espaços são melhor otimizados e organizados. Por isso mesmo, é um dos itens mais onerosos na hora da mobília. “Podemos considerar que, em alguns casos, ele chega a equivaler de 25 a 30% do valor total do imóvel”, afirma a arquiteta.

Ela lembra ainda que um bom projeto de marcenaria agrega um impacto visual à decoração, ela cita como exemplo os decorados do Synergia Bueno, de 75 m² ou de 122 m², projetados, respectivamente, pela arquiteta Juliana Sabbatini; e as arquitetas Thalita Bessa e Mayara Lopes, e executados pela marcenaria do Antônio Rosa.

“No tocante à marcenaria, o que mais chama a atenção nos decorados do Synergia é o aproveitamento de todo o espaço conforme o conceito do projeto, destacando o mobiliário. A marcenaria de alta qualidade e inovadora traz também um ambiente atemporal, em que o luxo não está na marca, mas sim na qualidade do produto e na exclusividade do projeto”, salienta a arquiteta

Tendências e atualização

Falando sobre tendências, a arquiteta afirma que a marcenaria, como todo elemento numa decoração também de sua moda e suas tendências. “Temos hoje um mercado voltado aos acabamentos naturais, às texturas, às formas orgânicas e cores neutras, mas sempre mantendo toda sofisticação nos detalhes e finalização, tendo também o conjunto em metais e ferragens de boa qualidade e tecnologia”, pontua Adriana.

E tal como os arquitetos, Antonio Rosa também avalia que o marceneiro precisa também estar atualizado com as novidades e tendências. “Se você não adequar a situação, você está fora do mercado. E o mercado te puxa e te conduz para essa necessidade de se atualizar sempre. Tem que se atualizar e estudar as novidades”, ressalta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: