‘Syrah leve’ da vinícola Bárbara Eliodora conquista 92 pontos no guia Adega 2025
Rótulos foram avaliados por um time de especialistas que, anualmente, publica o Guia Adega Brasil.
A vinícola Bárbara Eliodora recebeu 92 pontos no Guia Adega Brasil 2025 com o vinho “Syrah Leve”. O rótulo é produzido na Serra da Mantiqueira e, com a pontuação, equipara-se a grandes produtores nacionais que já estão há décadas no mercado.
A publicação foi emitida no final de dezembro e, agora, percorre o país inteiro como um balizador para os consumidores que buscam mais informações a respeito dos vinhos.
O Syrah Leve é uma das propostas inovadoras da Barbara Eliodora. Com a assinatura da enóloga Isabela Peregrino, o vinho é uma grata surpresa aos degustadores pois apresenta “corpo menos intenso” do que estamos habituados com bebidas feitas a partir da técnica de dupla-poda.
A garrafa possui cerca de 12% de teor alcoólico e pode até ser servida um pouco mais gelada do que o habitual para os vinhos tintos (12ºC). Com isso, tem toques marcantes, mas de igual modo refrescantes. Além disso, é importante salientar o ótimo preço da bebida, R$ 136 no e-commerce oficial.
Para o sócio-proprietário da Barbara Eliodora, Guilherme Bernardes Filho, a pontuação é motivo de orgulho para o potencial dos vinhos do sul de minas.
“Ficamos muito gratos por estarmos na lista mais uma vez e com a mesma pontuação de vinícolas que são super tradicionais no Brasil. Além da Adega, já fomos premiados com concursos internacionais e isso nos estimula a continuar buscando pela excelência. Temos o preceito de, sempre, deixar nosso terror como protagonista e realizarmos a menor interferência possível no cultivo. Manter a nossa originalidade é a nossa missão”, comentou.
Além do “Syrah Leve”, o Guia Adega Brasil também pontuou outros dois vinhos do portfólio da Barbara Eliodora, o “F Gran Reserva” com 90 pontos e o “Syrah 2021” com 89 pontos.
Confira o que disseram os avaliadores da Revista Adega:
Syrah Leve: Tinto de colheita de inverno elaborado exclusivamente a partir de uvas Syrah cultivadas em São Gonçalo do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais, sem passagem por madeira. Chama atenção pela expressão varietal e pela qualidade de suas frutas vermelhas e negras (sem traços de sobre madurez) seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias picantes, tudo apoiado por refrescante acidez e taninos firmes e de grãos finos. Tem final fluido e persistente, com toques terrosos de ameixas de amoras e de pimenta negra. Não se engane com ele, por ser polido é fácil de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é. Aqui menos é mais, grata surpresa!
Sobre Bárbara Eliodora:
Localizada em São Gonçalo do Sapucaí, a vinícola Barbara Heliodora é uma empresa familiar que nasceu do sonho de um produtor rural.
A empresa foi fundada em 2015 nas montanhas de Minas Gerais, sendo a primeira vinícola da região a produzir uvas Vitis Vinifera a partir da técnica da dupla poda. O nome é uma homenagem à primeira poetisa brasileira e expoente da inconfidência mineira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>