Airbnb oferece dicas para evitar golpes em viagens durante as festas de fim de ano
A plataforma destaca a importância de realizar todas as transações, incluindo reservas e contato com proprietário, na plataforma.
Com a aproximação das festas de fim de ano, o Airbnb oferece dicas e sugestões para ter ainda mais segurança na hora de reservar uma estadia para a temporada. Entre as medidas, estabelecidas em parceria com a Associação Internacional de Investigadores de Crimes Financeiros (IAFCI), estão proteger senhas e, ao reservar no Airbnb, manter todas as transações e comunicações dentro da plataforma.
Conforme golpes online tendem a se tornar mais sofisticados e convincentes, golpistas tentam se aproveitar daqueles que procuram ofertas de viagens, usando sites falsos, mensagens de texto, e-mails e redes sociais para que viajantes acreditem que estão reservando com uma empresa legítima. Em 12 meses, um time dedicado do Airbnb detectou e mitigou globalmente quase 2.500 domínios falsos de terceiros.
Como uma plataforma construída com base na confiança, o Airbnb investe continuamente em medidas para ajudar a comunidade a proteger as informações e reservas. Entre elas, equipes e sistemas dedicados para proativamente impedir golpes, possibilidade de troca de mensagens entre hóspedes e anfitriões na plataforma e lembretes, no site, para permanecer no Airbnb ao se comunicar, reservar e pagar, além de proteções no pagamento dos hóspedes, como a retenção do valor da estadia por até 24 horas após o check-in.
Para ajudar os viajantes a evitar golpes ao planejar suas férias, o Airbnb e a Associação Internacional de Investigadores de Crimes Financeiros (IAFCI) se uniram para oferecer dicas sobre como reservar online e no Airbnb:
- Evite clicar em links de e-mails ou mensagens de texto inesperadas: Caso não tenha certeza sobre a segurança de uma mensagem ou publicação, não interaja com ela ou clique em nenhum link. O Airbnb oferece orientações sobre como identificar um link ou e-mail autêntico da plataforma.
- Proteja suas senhas: Crie senhas fortes e exclusivas para suas contas online – senhas longas (12 caracteres ou mais) são mais seguras. Se for notificado de que alguém tentou acessar uma de suas contas e não foi você, altere a senha imediatamente. Ativar a autenticação de dois fatores também oferece uma camada adicional de proteção para contas online.
- Desconfie de ofertas baratas e táticas de pressão: Pesquisar fora de sites confiáveis pode aumentar o risco de golpe. Reserve um tempo para revisar todos os detalhes e compare diferentes opções, especialmente caso se sinta pressionado a pagar. Lembre-se de que, se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, pode ser um golpe.
- Verifique o URL antes de pagar: Confirme se está no aplicativo ou site real da plataforma de viagens antes de pagar. Quando se trata de reservar no Airbnb, em caso de dúvida, digite airbnb.com no navegador para acessar a página inicial e começar a pesquisa a partir daí.
- Use métodos seguros de pagamento online, como cartão de crédito e Pix: Cartões de crédito oferecem proteção ao consumidor e, se em caso de golpe, as cobranças podem ser mais fáceis de contestar. Já o Pix, além de praticidade, também oferece segurança quando realizado em links de confiança. Se você for solicitado a pagar por uma viagem por transferência bancária ou criptomoeda, esses são sinais de que pode ser um golpe. Quando reservar uma viagem no Airbnb lembre-se de realizar todas as transações na plataforma, inclusive de pagamento.
- No Airbnb, mantenha toda a comunicação e pagamento na plataforma: Uma solicitação para sair do site para se comunicar ou pagar é um sinal de alerta e deve ser relatada à equipe de suporte ao cliente da plataforma. O Airbnb retém os pagamentos feitos na plataforma por até 24 horas após o check-in, enquanto o AirCover para hóspedes oferece cobertura para problemas elegíveis, portanto, pode haver recurso. Você perde essa cobertura se sair do site para reservar e pagar.
- Verifique as avaliações dos anúncios: Veja o que os hóspedes anteriores disseram sobre um anfitrião ou anúncio no Airbnb e tome uma decisão correta antes de reservar, verificando as avaliações e comentários, além de ler atentamente a descrição do anúncio. Perguntas também podem ser feitas a um anfitrião por meio do serviço de mensagens na própria plataforma antes de reservar.
- Relate preocupações imediatamente: No Airbnb, os usuários podem relatar mensagens suspeitas diretamente por mensagem, enquanto os anúncios podem ser relatados por meio da sinalização "denunciar este anúncio" na página do anúncio. Para maior tranquilidade da comunidade, AirCover para hóspedes se aplica a reservas feitas no Airbnb e o suporte ao cliente global está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para ajudar.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com 5 milhões de anfitriões que já receberam 1,5 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>