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A abertura de um minimercado pode ser uma opção para quem quer começar seu próprio negócio

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A abertura de um minimercado pode ser uma opção para quem quer começar seu próprio negócio

Especialista em gestão mercados, atacarejos, padarias e açougues, Leandro Rosadas, dá dicas e ensina os primeiros passos para se tornar empreendedor no mercado alimentício, que tem projeção de crescimento para 2023

Com a crise econômica e o aumento do desemprego, muitas pessoas têm considerado a possibilidade de empreender e iniciar seu próprio negócio. Uma opção para quem busca investir em um setor com alta demanda é abrir um minimercado. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para cima sua projeção de crescimento anual do setor de 2,8% para 3% a 3,3%. Isso porque o consumo nos lares brasileiros, medido subiu 3,89% em 2022 na comparação com o ano anterior. O indicador de gastos com o carrinho de mercado já desconta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que encerrou o ano acumulado em 5,79%, conforme medição pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado da Abras aponta, portanto, qual foi o aumento real nas compras do varejo alimentar, o que inclui os gastos em lojas de atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.

Segundo Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão mercados, atacarejos, padarias e açougues, para abrir um minimercado, um sacolão, uma mercearia, não importa o nome, é necessário um planejamento cuidadoso considerando alguns pontos principais, como: investimento inicial, escolha do ponto, definição do mix de produtos, adequação do ambiente, instalação de equipamentos, precificação, concorrência, layout inteligente e ações de marketing. Confira algumas dicas do Leandro para fazer o seu negócio dar certo:

1.Escolha do ponto comercial

“A maneira correta de escolher o ponto comercial é indo até o local e contar a quantidade de pessoas que passam em frente a loja, mas isso deve ser feito no período de 10h às 12h e de 17h às 19h. Você precisa contar mais de 100 pessoas por hora. Outro parâmetro que o empreendedor pode usar é contar mil casas, a menos de 1km do local escolhido, dessa forma você pode chegar a atingir R$ 2.500 de venda por metro quadrado. Se for um local onde só passa carro e há pouca ou nenhuma movimentação de pedestre, será necessário ter estacionamento, do contrário não é preciso”, orienta o especialista.

Sobre a metragem da loja, Leandro diz que vai depender da mercadoria que você vai vender ou qual modelo de loja vai adotar. Por exemplo: um hortifruti precisa entre 50m² a 100m²; se for uma padaria, o espaço deve ter entre 40m² e 100m²; já um mercadinho seria entre 100m² e 200m².

2. O investimento inicial x o que vai vender

“Para montar um mercadinho de 100m², o empreendedor vai gastar em torno de R$ 350 mil, incluindo gôndola, geladeira, mercadoria, software. Mas, se a opção for um abrir um hortifruti, é possível investir R$ 20 mil, desde que o dono opte por bancadas de pallet, de madeira simples. O ideal nesse caso é investir entre R$ 5 a 10 mil em mercadoria, R$ 5 mil para montar a loja e R$ 5 de reserva. Já, uma padaria básica para ser montada com investimento entre R$ 100 a 300 mil. A minha recomendação é começar por hortifruti porque é o mais barato para iniciar um negócio. Embora, as mercadorias sejam perecíveis e exista muita perda, há estratégias de marketing para aproveitar, ainda mais, esse tipo de mercadoria”, explica Rosadas

Leandro pontua que se o objetivo for abrir um minimercado, metade da loja deve ser de perecível e a outra metade mercearia. “Quando digo perecível é carne, frango, lacticínios, padaria, entre outros. Isso vai ajudar a alavancar as vendas do seu mercado e você vai conseguir atingir uma receita de R$ 100 a R$ 200 mil/mês”, diz.

3. Layout inteligente

“A distribuição dos produtos na loja influencia a compra, assim como uma boa iluminação. Na hora de escolher como organizar os corredores do seu minimercado, as mercadorias devem estar agrupadas da seguinte forma: cereais, massas e conservas; matinais e biscoitos; limpeza e perfumaria; bazar; bebidas. E a cada 100m² de loja é necessário ter entre 1.500 a 2.300 de (SKU- Stock Keeping Unit), que significa itens diferentes, como por exemplo: detergente da marca X tem na versão: neutro, coco, maça e limão, isso quer dizer que são 4 SKUs, mesmo sendo da mesma marca”, comenta Leandro.

O especialista explica que é importante considerar a linha de visão do consumidor. Ele diz que tudo que está na linha de visão tem estímulo de consumo, logo os produtos mais caros devem estar na linha de visão do cliente. Leandro ressalta que a prateleira mais alta deve ter no máximo 1,75m, já que 60% do consumo em supermercados é feito por mulheres e a estatura média feminina é de 1,60m.

Por fim Leandro Rosadas ressalta a importância de fazer uma inauguração para o seu empreendimento, seja mercearia, minimercado, padaria ou hortifruti. “Uma inauguração de sucesso pode alavancar vendas e estabelecer posicionamento de marca. Será o primeiro contato do consumidor com o estabelecimento, se a primeira impressão for boa, já é meio caminho andado”, destaca.

Sobre Leandro Rosadas

Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de oito mil proprietários de supermercados Brasil afora.


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