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8 empresas brasileiras estão no top 10 de líderes ambientais da América Latina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Sousa
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CDP, organização internacional sem fins lucrativos que mede o impacto ambiental de empresas e governos de todo o mundo lança a “A List 2021”

Todos os anos, o CDP lança um ranking em que divulga quais são as empresas com melhor desempenho na gestão e transparência sobre mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica. Nesse ano, o lançamento da “A List 2021”, que aconteceu hoje, trouxe uma surpresa. Das 10 empresas líderes ambientais da América Latina, 8 são brasileiras: Braskem S/A;Eletrobras; CEMIG; EDP - Energias do Brasil S.A; Klabin S/A; Marfrig Global Foods S/A; Raizen e Amaggi. Completam esse top 10, CEMEX do México e Empresas CMPC do Chile.

Além disso, a Klabin S/A também ganhou destaque por ser a primeira empresa da América Latina a obter a classificação “Triple A”, que representa que a companhia alcançou o melhor desempenho nos três temas ambientais de 2021: mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica. Para conferir a “A List 2021” na íntegra,clique aqui.

“A Klabin mantém um compromisso histórico com a sustentabilidade, que se reflete em um aprimoramento contínuo em busca do menor impacto possível ao meio ambiente. A colocação de destaque na “A List” do CDP é um reconhecimento que nos enche de orgulho e nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, comenta o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira.

No restante do mundo, apenas 14 empresas alcançaram um triplo A por seus desempenhos, incluindo L'Oréal, Unilever, HP e Lenzing AG. Ao todo, 272 companhias ao redor do globo foram destacadas na lista A, em razão de sua liderança ambiental, com base nos três critérios avaliados. Segundo o CDP, essas companhias representam um valor de US$ 12 trilhões em termos de capitalização de mercado.

"Estamos muito animados por termos, pela primeira vez na história do CDP, uma empresa Triple A na América Latina, ou seja, que atingiu o nível máximo de liderança nos três temas: mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica. Isso nos anima, porque sabemos que não é possível falar de solução climática sem incluir resiliência ambiental e é preciso expandir e olhar também para as outras fronteiras planetárias", comenta a Diretora Executiva do CDP Latin America, Rebeca Lima.

“São mais de 12 mil empresas em todo o mundo nas listas entre A e D, o que é um número bastante considerável. Por isso, essas empresas que estão no primeiro escalão, ou seja, na lista A, devem se orgulhar. Realmente estão fazendo um trabalho relevante e que deve servir de exemplo”, complementa a gerente de Engajamento do CDP, Fernanda Coletti.

Como se tornar empresa da “Lista A”? “Entre outros critérios, para pontuar um A, as empresas devem ter uma governança robusta e uma atenta supervisão das questões ambientais, processos rigorosos de gestão de riscos, e estar reduzindo as emissões, consumo de água e desmatamento em toda a sua cadeia de valor. Ter metas aprovadas pela iniciativa Science Based Targets também é um critério relevante para o questionário de Mudanças Climáticas”, explica Fernanda.

Mas, ainda que companhias de várias partes do mundo venham se esforçando para obter bons resultados, há muito trabalho pela frente, conforme alerta o Gerente de Operações para Divulgação do CDP, Caio Monaco. “Embora seja positivo ver a liderança de algumas empresas pioneiras e os esforços de outras para melhorar, essas companhias representam a ponta do iceberg. Apenas 2% de todas as empresas pontuadas entraram na Lista A e 58% obtiveram pontuação entre C e D, o que significa que somente estão começando a reconhecer seu impacto ambiental”, esclarece.

Ainda que, mais de 13 mil empresas relataram dados ambientais por meio do CDP em 2021, o que configura um recorde histórico, em torno de 16 mil empresas com valor de US$ 21 trilhões em capitalização de mercado ainda não responderam ao pedido de informações de seus investidores e clientes ou não forneceram dados suficientes em suas respostas.

SOBRE O CDP

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que mede o impacto Ambiental de empresas e governos de todo o mundo, colocando essas informações no centro das decisões de negócios, investimentos e políticas. Em um trabalho conjunto com investidores institucionais com ativos de US$ 106 trilhões, alavancamos o poder do investidor e do comprador para motivar as empresas a divulgarem e gerenciarem seus impactos ambientais. Mais de 13.000 empresas com valor superior a 64% da capitalização de mercado global, divulgaram seus dados por meio do CDP sobre mudanças climáticas, segurança hídrica e desmatamento em 2021, um aumento de 37% desde 2020, e mais de 1.100 cidades, estados e regiões que divulgaram dados em 2021, um aumento de 20% em relação a 2020.A plataforma do CDP é uma das fontes de informações mais ricas do mundo sobre como empresas e governos estão promovendo mudanças ambientais. Ao impulsionar forças de mercado, incluindo acionistas, clientes e governos, o CDP incentiva milhares de empresas e cidades das maiores economias do mundo a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, preservar recursos hídricos e proteger florestas. O CDP é um membro fundador da We Mean Business Coalition.


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