Otimismo, flexibilidade e novas conexões: Booking.com revela as 7 previsões de viagem para 2022
De acordo com pesquisa da plataforma sobre o futuro das viagens, há um otimismo renovado que alimenta a vontade de voltar a vivenciar o mundo no próximo ano
Assim como ocorreu em todas as outras áreas de nossas vidas, as viagens foram redefinidas inúmeras vezes no último ano e meio, com mudanças significativas nos levando para uma versão em constante evolução do ‘novo normal’. E ainda que a COVID-19 não tenha ficado totalmente para trás, 2022 será o ano em que as pessoas vão aproveitar ao máximo a imprevisibilidade e realmente começar a compensar o tempo perdido de férias, e o número de viajantes que sentem essa necessidade aumentou em 52% desde o ano passado*.
Para entender melhor essa onda de otimismo, a Booking.com encomendou uma ampla pesquisa¹ que ouviu mais de 24.000 viajantes em 31 países, incluindo o Brasil. Os resultados foram, então, combinados com os dados e insights internos da plataforma líder digital em viagens, com o objetivo de prever como as viagens continuarão a ser redefinidas no próximo ano. As previsões da Booking.com revelam que 2022 será o ano em que as pessoas vão querer aproveitar cada dia e fazer com que cada viagem importe.
1. Férias vitaminadas
Mais do que fazer exercícios diários ou meditar, sair de férias se tornará A prática de autocuidado em 2022, dado que 83% dos brasileiros afirmam que viajar ajuda o bem-estar mental e emocional mais do que outras formas de descanso e relaxamento. Inclusive, quase três quartos (73%) dos entrevistados do país disseram que não tinham percebido o quanto as viagens eram importantes para seu bem-estar até elas deixarem de ser uma opção. O Brasil é a segunda nacionalidade neste quesito, atrás apenas da China (76%). E para 90% deles, ter férias planejadas tem um impacto positivo em seu bem-estar emocional.
De acordo com um quarto dos brasileiros (25%), sair da zona de conforto é a chave para entender por que elas se sentem renovadas com as viagens. Desses 25%, mais de dois terços (69%) dizem que se hospedar em um ambiente diferente do que estão acostumados os ajuda a recarregar as energias. Além disso, mais da metade (55%) afirma que vivenciar um novo modo de vida tem o mesmo efeito. Para algumas pessoas, esta sensação de bem-estar vem de experimentar novos sabores (58%) ou ouvir um novo idioma (39%).
2. Ressignificando as férias e o home office
Quando a pandemia chegou, as casas se transformaram também em escritórios. No entanto, em 2022, veremos um aumento significativo de pessoas que querem restabelecer um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional. Neste sentido, três quartos dos viajantes do país (75%) dizem que querem que suas férias de 2022 sejam livres de qualquer interferência do trabalho, o que nem sempre foi o caso em 2021.
Ainda que o trabalho remoto traga mais flexibilidade, 58% dos brasileiros dizem que preferem ficar menos tempo de férias em 2022, mas realmente se desconectar do trabalho, do que passar mais tempo em um destino, mas ter que misturar trabalho e lazer. E como 60% deles dizem ter trabalhado mais horas e tirado menos dias de férias durante a pandemia, é possível que mais gente tire aquelas merecidas férias longe do escritório em 2022.
3. Como da primeira vez
A retomada das viagens vai trazer um sentimento autêntico de alegria mesmo para os aspectos mais simples das viagens em 2022. Lembra da sensação de embarcar em um avião pela primeira vez? Ou de fazer o check-in em um hotel? Depois de tanto tempo sem férias, os viajantes vão aproveitar cada momento da jornada, desde a escolha da playlist para ouvir em um carro alugado até o passeio nas lojas duty free.
O que antes não tinha tanta importância - como ficar na janela do trem vendo a paisagem passar - vão ser momentos de felicidade para oito em cada dez brasileiros (82%), que afirmaram que a viagem é mais divertida quando a jornada também faz parte da aventura, ficando em quarto lugar neste quesito, atrás apenas do Vietnã (89%), da Índia e da China (ambas com 84%). As pessoas irão saborear cada ‘primeira vez’ de suas viagens em 2022. Para a maioria dos turistas do país, prazeres simples, como sentir o sol na pele (83%) ou ver rios e mares (86%), tem o efeito instantâneo de mudar seu humor para melhor. Mesmo a incerteza de usar o transporte público em uma nova cidade com uma língua estrangeira é algo que dois terços dos brasileiros (66%) afirmam que vão apreciar. Depois de tanto tempo com opções limitadas, a sensação da ‘primeira vez’ será a marca das viagens em 2022.
4. Comunidade em 1º lugar
As restrições diminuíram o ritmo das viagens em muitas partes do mundo, e a pandemia forçou as pessoas a aproveitarem ao máximo o que tinham perto de casa, fortalecendo a relação com a comunidade. Em 2022, o desejo de uma conexão autêntica com a comunidade local vai se estender também para as férias. Os viajantes tentarão ser mais conscientes em cada viagem para garantir que o impacto da visita nos destinos seja positivo.
Dois em cada três brasileiros (66%) consideram importante que sua viagem seja benéfica para a população local. Além disso, 73% apreciariam um aplicativo ou site que fornecesse recomendações sobre destinos onde um aumento no turismo teria um impacto positivo na comunidade.
Inspirados por importantes movimentos relacionados à justiça social, em 2022 os viajantes brasileiros vão pesquisar mais sobre como o lugar em que estão hospedados apoia as empresas da região (35%) ou como seus gastos com turismo vão afetar ou melhorar as comunidades locais (33%).
5. Novos lugares, rostos e amores
Em 2022, as férias vão trazer a oportunidade de fazer novas conexões, sendo que três em cada quatro (73%) brasileiros querem conhecer novas pessoas durante suas viagens. Por isso, muitos vão usar as férias como uma oportunidade para expandir seu círculo social. Além disso, 79% dos viajantes do país mal veem a hora de socializar durante as férias, ficando em terceiro lugar neste quesito, atrás da Tailândia (81%) e China (80%), e empatado com o Vietnã. E 60% querem se hospedar em algum lugar perto de muitas opções de vida noturna, onde possam conhecer novas pessoas.
Cansadas de ver sempre os mesmos rostos no último ano e meio, as pessoas também vão usar seus aplicativos favoritos de relacionamento durante as férias em 2022 para encontrar um novo amor, afinal quase metade dos brasileiros entrevistados (48%) anseiam por um romance em sua próxima viagem.
6. Diga sim
Depois de tanto tempo ouvindo “não”, os viajantes estão recuperando o otimismo para 2022. Inclusive, 58% dos respondentes brasileiros têm preferência por férias mais flexíveis e sem amarras, em vez de um itinerário bem planejado e cheio de atividades. O próximo ano vai trazer mais improvisação para as viagens, em que cada surpresa será respondida com um enfático “sim”.
Por isso, três quartos (75%) das pessoas do país afirmam que vão dizer sim a qualquer oportunidade de férias, desde que o orçamento permita. Um número parecido de respondentes (74%) está mais aberto a diferentes tipos de férias do que antes da pandemia. Além disso, 57% dizem não se importar com o destino, desde que seja o tipo de viagem que desejam, e que ficarão felizes simplesmente por estarem longe de casa. Em 2022, a tecnologia também terá um papel fundamental na espontaneidade, pois ela permitirá que as pessoas, cada vez mais, façam novas reservas mesmo quando já estiverem na estrada e tenham a flexibilidade de adaptar seus planos. Na verdade, 67% dos brasileiros esperam que as últimas inovações tecnológicas os surpreendam ao oferecer uma opção surpresa de uma experiência de viagem completamente nova, tendo como base preferências ou orçamento anteriores.
Em relação aos companheiros de viagem, as pessoas procurarão por outras que também “digam sim” à espontaneidade: quase um terço (28%) dos turistas do país querem viajar com pessoas que estão felizes em seguir o fluxo.
7. Aceitar o imprevisível
No último ano e meio, as pessoas confiaram na tecnologia para se manterem conectadas, e os aplicativos continuarão a ter um papel importante nas viagens. Para dois terços (68%) dos entrevistados no Brasil, a tecnologia ajuda a aliviar a ansiedade relacionada a viagens. Não à toa, a tecnologia vai continuar a amenizar imprevistos que acontecem durante as férias, com serviços de tradução instantânea alimentados por IA ou que informam os anfitriões sobre chegadas tardias devido a voos atrasados. Por conta disso, espera-se uma adoção ainda mais ampla de tecnologias que ajudam os viajantes a tomar decisões mais bem informadas. Afinal, três em cada quatro entrevistados brasileiros dizem que estariam interessados em um serviço inovador que previsse quais países seriam seguros para viajar (77%) mesmo com meses de antecedência, ou um serviço que sugerisse destinos que possam ser visitados sem dor de cabeça, de acordo com as restrições sanitárias atuais da COVID-19 do próprio país e do destino (76%).
Para que todas as pessoas possam realmente abraçar um novo normal que é imprevisível, o setor de viagens precisará continuar a priorizar a flexibilidade. As 3 principais prioridades dos viajantes do Brasil são a garantia de que não vão perder dinheiro (42%), a capacidade de cancelar (21%) e de reagendar de graça (23%) suas reservas.
Arjan Dijk, Vice-Presidente Sênior e Chefe de Marketing da Booking.com, diz: “Estamos vendo que as pessoas estão muito animadas e ansiosas para voltar a viajar no ano que vem, seja no próprio país ou para o exterior, seja para uma viagem que vai marcar a vida toda ou apenas o resultado de dizer ‘sim’ para uma oportunidade que surgiu. É nossa missão fazer com que qualquer uma dessas opções fique mais fácil para todos. Vamos continuar a ajudar os viajantes - oferecendo diversas opções, os melhores preços e a experiência mais tranquila em todas as plataformas e onde quer que eles estejam. Assim, as pessoas vão poder retomar a alegria de viajar e curtir todas as experiências inesquecíveis que o mundo tem a oferecer”.
*63% vs. 42% na mesma época no ano passado2
1 Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planejava viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.055 pessoas em 31 países e territórios responderam a um questionário on-line em agosto de 2021.
2 Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que viajaram a negócios ou a lazer nos últimos 12 meses, e que também planejam viajar nos próximos 12 meses (se/assim que as restrições de viagem forem suspensas). No total, 20.934 pessoas em 28 países e territórios responderam a um questionário on-line em julho de 2020.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar - de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.
A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,6 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente 24/7.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário