4 dicas para organizar a regularização de veículos para empresas de transporte e frotistas
CEO da Débito Direto, plataforma que facilita a consulta e a gestão de dados e débitos veiculares, orienta sobre como evitar transtornos e gastos adicionais
Com o início de 2025, é chegada a época de pagar as obrigações veiculares, como o IPVA, o licenciamento e possíveis multas. De acordo com dados do Serasa, em 2024, cerca de 42% dos motoristas não quitaram as dívidas. Para empresas de transporte e gestoras de frotas, este período pode ser desafiador, dada a necessidade de gerenciar uma grande quantidade de veículos e garantir a regularização dentro dos prazos estabelecidos.
Para atender a essas demandas, plataformas, como a Débito Direto, estão sendo cada vez mais utilizadas por organizações que buscam maior agilidade e efetividade na gestão de débitos veiculares. A ferramenta permite obter dados da frota e acesso a débitos veiculares, como IPVA, dívida ativa e todas as multas, com informações como valor, vencimentos e linha digitável para pagamento. A Débito Direto funciona a partir de uma API, que é integrada a sistemas para centralizar essas informações, dar mais controle às empresas e frotistas, oferecer parcelamento facilitado de contas, reduzir burocracias e otimizar a gestão, economizando tempo e dinheiro.
“Hoje, atendemos mais de 200 clientes pelo Brasil que usam nossa solução para dar eficiência em seus negócios, aprimorando o controle financeiro de suas frotas. Com uma gestão de CNH e veículos, é possível ter uma economia de até 40% nos gastos com multas e condutores. Além disso, se pagar a multa antes do vencimento, tem desconto garantido por lei de 40%, o que muitas vezes acaba passando batido por muitas empresas do setor, que nem sempre conseguem se atentar a esses detalhes dentro dos prazos concedidos. E é aí que a Débito Direto se torna mais eficaz, organizando essas demandas e facilitando a gestão desses dados e débitos veiculares”, explica Bruno Grahl, CEO da startup.
Ele também dá algumas dicas, com base na sua expertise, para iniciar 2025 com tudo em dia.
Antecipe e fique de olho nos prazos
Confira o calendário divulgado pelos órgãos estaduais e federais para o pagamento do IPVA, SPVAT e licenciamento. Esse acompanhamento evita multas e ajuda na organização financeira.
Utilize ferramentas robustas
Plataformas ajudam a buscar e centralizar informações, bem como permitem o pagamento de débitos veiculares, oferecendo parcelamento e controle em tempo real. Além de facilitar a gestão de despesas e economizar tempo, especialmente para quem administra frotas.
Planejamento financeiro
Não esqueça de incluir as despesas veiculares no planejamento financeiro anual. Para empresas, é importante considerar o parcelamento como uma solução para equilibrar o fluxo de caixa.
Revise as condições da frota
Realize periodicamente manutenções preventivas. Um veículo em boas condições pode evitar incidentes que resultem em multas inesperadas.
Benefícios da plataforma
Com a solução para o setor automotivo no mercado desde janeiro de 2023, a Débito Direto concentra dados de sites públicos e órgãos municipais, estaduais e federais em sua plataforma, integrada a sistemas por meio de uma API. Dentre as soluções oferecidas, estão os débitos e dados veiculares, dados da CNH, consultas ANTT/RNTRC, de frotas e Fipe.
Empresas e instituições de diferentes setores dentro do mercado automotivo podem se beneficiar desta plataforma, como transportadoras e gestoras de frotas de veículos; concessionárias e revendedoras de veículos; empresas de rastreadores veiculares; advocacia e empresas jurídicas; bancos e instituições financeiras; seguradoras e empresas de segurança automotiva organizações de dados e de validade facial; garagens e estacionamentos; empresas que recorrem a multas ou que ajudam condutores a recuperarem a carteira de habilitação caçada; as de parcelamento de débitos on-line por cartão de crédito e despachantes; plataformas de compartilhamento; e locadoras de veículos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>