Covid-19: 67% das cidades com casos em SC estão ao longo de rodovias federais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Uriarte Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Doença já está presente em 99 municípios catarinenses

O mapeamento dos casos de Covid-19 em Santa Catarina feito pelo Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a partir dos dados oficiais do Estado do dia 18 de abril, aponta que houve um incremento de 32% nos casos de coronavírus nos últimos sete dias. A análise, realizada a partir da dinâmica territorial, indica ainda que 99 municípios do Estado possuem ocorrência de Covid-19, ou seja, permanece a proporção de que uma em cada três cidades catarinenses tem casos registrados. Do total dos municípios acometidos, 67% deles estão localizados ao longo de rodovias federais que passam pelo Estado.

O professor Marcus Polette, docente da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, conduz o mapeamento junto com o acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Paulo Pitarello, bolsista do Artigo 171, e dos mestrandos Matheus Rocha e Darua Valente, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Duas professoras da Escola de Ciências da Saúde uniram-se ao grupo nas análises e eles trabalham em parceria com um grupo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na análise comparativa, o perfil do público acometido segue entre 55,2% homens e 44,8% mulheres e a faixa etária com maior incidência, no Estado, permanece em pessoas com idade entre 30 e 39 anos, com 22,8% (234) dos casos. Houve um incremento na taxa de letalidade do vírus em SC, passando de 3,2% para 3,4%. O estudo sinaliza que 51,4% dos óbitos são de homens e 48,6% de mulheres, todos as mortes estão na faixa entre 30 anos e 90 anos ou mais, e a faixa etária com maior número de óbitos segue entre 70 e 89 anos, com 42,8%.

A região sul do estado (macrorregião Criciúma) concentra o maior número de óbitos (13) com 37,1%, seguida pelas macrorregiões de Itajaí (8 óbitos) e Florianópolis (8 óbitos), ambas com 22,8% de casos cada. O coeficiente de incidência em Santa Catarina é de 143 casos por 1 milhão de habitantes (21,8% abaixo da média nacional) e o coeficiente de mortalidade é de 4,8 casos entre 1 milhão de habitantes (72,5% abaixo da média nacional).

Cenário na região da Amfri

Na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), foram verificados no dia 18, 189 casos (18,4% do total de SC), taxa estável há sete dias. No eixo Balneário Camboriú e Camboriú existem 116 casos, o que corresponde a 61,3% dos casos da Amfri. O coeficiente de incidência de casos, na Amfri, é de 264 para cada 1 milhão de habitantes, o que, de acordo com o professor Polette, pode ser considerado um estado de atenção (44,2% acima da média nacional). “A situação é crítica nos municípios de Camboriú, Balneário Camboriú e Porto Belo", alerta o pesquisador.

Ele observa que no dia 18 de abril, em Camboriú o coeficiente de incidência dos casos estava na ordem de 674 casos por 1 milhão de habitantes (268% superior à média nacional) e o coeficiente de mortalidade era de 36 casos por 1 milhão de habitantes (105% superior à média nacional). Em Balneário Camboriú, o coeficiente de incidência, na mesma data, foi de 422 casos por 1 milhão de habitantes (130% superior à média nacional). Porto Belo tem 280 casos por 1 milhão de habitantes (53% superior à média nacional). Na região, os municípios de Luiz Alves e Bombinhas felizmente não possuem casos registrados.

Coeficiente de incidência e de mortalidade no Brasil

O Brasil registou no dia 18 de abril, 38.654 casos da Covid-19 e 2.462 mortes. O coeficiente de incidência já atinge 183 casos para 1 milhão de habitantes e o coeficiente de mortalidade de 11,7 óbitos por 1 milhão de habitantes. É considerado caso de emergência de incidência quando ocorre 50% dos casos acima da média nacional, ou seja 274,5 casos. Considera-se casos de emergência para óbitos quando estes estão 50% acima da média nacional, ou seja, 17,5 casos.