Mobilização do SEST SENAT em apoio aos motoristas profissionais entra na segunda fase
Equipes da instituição auxiliam trabalhadores do transporte e orientam na prevenção à Covid-19
O Ecopátio Cubatão e o pátio de caminhões da rua do Adubo, em Vicente de Carvalho, são dois dos 130 pontos de rodovias em todo o país onde o SEST SENAT está promovendo - desde o dia 27/3 - uma mobilização com equipes que dão orientação e suporte aos trabalhadores do setor de transporte. Os grupos de trabalho distribuem produtos de higiene e de alimentação aos motoristas, principalmente aos caminhoneiros, que têm enfrentado dificuldades em razão das restrições impostas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.
Na segunda fase da Ação Herói Caminhoneiro, colaboradores do SEST SENAT de São Vicente e do Guarujá estão atendendo aos trabalhadores do transporte no Ecopátio e na rua do Adubo, respectivamente, até quinta-feira dia 9 de abril. Sérgio Pereira, diretor do SEST SENAT São Vicente, conta que durante a primeira fase da ação, de 27/3 a 3/4, a unidade atingiu a marca de 3.003 motoristas atendidos. "Eram, em sua maioria, caminhoneiros de diversas cidades e estados do país que estavam estacionados no Ecopátio. Foi disparado o maior número de atendimentos entre os pontos do estado de São Paulo".
Além de fornecer um kit com produtos de higiene e alimentação aos transportadores, os colaboradores do SEST SENAT prestam orientações sobre o novo coronavírus e quais maneiras de se prevenir contra a Covid-19. "Os caminhoneiros estão com dificuldade em encontrar pontos de alimentação e materiais para higienização, então o SEST SENAT veio dar apoio para essa categoria, que garante o abastecimento de alimentos e remédios nas cidades e é uma das mais importantes para a sociedade, especialmente nesse momento de pandemia", completa Pereira.
O SEST SENAT, por intermédio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), ainda solicitou ao governo federal a inclusão de motoristas profissionais no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe. A medida é considerada fundamental para reforçar a proteção da saúde desses profissionais e minimizar o risco de sobrecarga ao sistema público de saúde. Conforme Sérgio Pereira, as entidades estão sempre atentas e comprometidas em buscar soluções para as necessidades mais urgentes dos trabalhadores do transporte. "São demandas que têm sido monitoradas de perto pelo SEST SENAT, com o apoio da CNT", conclui o diretor.
A instituição também buscou orientações com profissionais da área de saúde para que todo o trabalho de atenção aos motoristas seja desenvolvido com elevado grau de segurança e sem oferecer riscos a ninguém. Estão sendo adotadas todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a abordagem realizada pelas equipes nas rodovias.
SERVIÇO
Ação Herói Caminhoneiro - 2ª fase
Na Baixada Santista: de 6 a 9 de abril (ou enquanto durarem os kits)
Locais:
Ecopátio Cubatão
Rodovia Cônego Domênico Rangoni, Km 263 - Parque Industrial, Cubatão
(horário: 14h às 18h)
Pátio de caminhões na margem esquerda do Porto de Santos
Rua Idalino Pines, 23, (Rua do Adubo) Vicente de Carvalho, Guarujá
(horário: 9h às 13h)
Veja aqui mais informações sobre outros pontos de atendimento no Brasil:
https://www.sestsenat.org.br/imprensa/noticia/sest-senat-realiza-mobilizacao-nacional-de-combate-ao-coronavirus
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>