Pneu reformado: além de perigoso, é proibido
Equipar sua moto com pneu remold é colocar sua segurança em risco e ainda, cometer uma infração grave de trânsito.
A motocicleta é o veículo que melhor atende as necessidades de locomoção do brasileiro. Sua praticidade, economia, facilidade de condução, fazem dela uma excelente alternativa de transporte, mas para que ela possa atender à sua função, alguns cuidados são necessários, como pilotar com prudência e responsabilidade e fazer corretamente a sua manutenção, tanto periódica, quanto preventiva.
E um dos itens que mais estão relacionados à segurança do motociclista são os pneus, afinal, são eles os responsáveis por promover o contato da moto com o chão e qualquer falha pode provocar um acidente de graves consequências. Apesar disso, ainda há motociclistas que na hora de substituí-los, acabam fazendo uma escolha perigosa e ilegal ao optarem por pneus reformados, também conhecidos por pneus remold ou recauchutados.
A Resolução 158 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proíbe desde abril de 2004 o uso deste tipo de pneu, enquanto que a Portaria 554/2015 do Inmetro proíbe o serviço de reforma de pneus.
Pneus de motocicleta não foram projetados para serem reaproveitados e isso se deve a alguns fatores O processo de reforma de um pneu consiste na raspagem de sua carcaça para a adição de uma nova camada de borracha e no caso dos pneus de moto, isso torna-se inviável por alguns motivos.
A carcaça de um pneu de moto sofre um desgaste acentuado quando chega no final de sua vida útil e como ela serve de estrutura para o pneu, isso impossibilita que venha a ser reutilizada. Além disso, como as camadas de materiais presentes em um pneu usado de moto são muito finas, isso dificulta a raspagem do material velho e isso pode contribuir para a formação de rugas, bolhas e má adesão da nova camada de borracha, o que pode provocar descolamento e comprometer seriamente a estabilidade da motocicleta.
Por fim, vale ressaltar a importância de verificar periodicamente o estado dos pneus da sua moto, checando o TWI (indicador de desgaste), além de procurar desenvolver uma pilotagem que contribua com a longevidade dos seus pneus.
A Rinaldi tem a mais completa gama de pneus para motos on-road e off-road, com mais de 25 modelos e 100 medidas, que certamente atenderão às especificações da sua motocicleta.
Sobre a Rinaldi – A Rinaldi iniciou as atividades em 1969 com 60 colaboradores e 15 mil m² de área fabril para produção de materiais de recauchutagem em Bento Gonçalves (RS). A empresa ampliou a produção com as câmaras de ar para as linhas automotiva, transporte e industrial na década de 80, além de introduzir a fabricação de pneus e câmaras de ar para as linhas de motocicletas, agrícola, industrial (não-motorizada) e charretes.
A busca pela excelência refletiu em credibilidade no mercado e fortes parcerias. Muito mais que em espaço físico, com área fabril de 35 mil m², a Rinaldi cresceu na geração de empregos diretos, atualmente com 700 colaboradores, e conquistou reconhecimento no mercado.
A fábrica conta com a Certificação da Gestão de Qualidade ISO 9001:2015 e com o aval do INMETRO nos seus produtos da linha de motocicletas. Na área ambiental, a empresa possui o Certificado de Destruição Térmica, por destinar 100% dos seus resíduos sólidos a uma cimenteira para geração de energia. Acesse o site da Rinaldi no link abaixo para conhecer mais sobre seus produtos e ações.
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