O uso da tecnologia para promover a segurança no trânsito
Laboratório brasileiro desenvolve produto que identifica diversos tipos de drogas na saliva. Um dos principais objetivos é utilizá-lo nas blitzes rodoviárias para detectar condutores que estejam sob efeito de substâncias psicoativas
O Maxilabor Diagnósticos, laboratório de análises toxicológicas, acreditado pela ISO 17025, desenvolveu o Kit Presto Saliva Sem Álcool®, já registrado na ANVISA, com índice de 99% de precisão e capaz de atender a legislação brasileira, pois engloba o confirmatório e a contraprova obtido no mesmo instante da coleta. Esta é muito simples, rápida e não invasiva. Em aproximadamente 3 minutos detecta se houve consumo de drogas ou medicamentos capazes de comprometer a capacidade de direção. O produto detecta dezenas de substâncias, mas principalmente uma classe de substâncias de drogas ilícitas como: maconha, cocaína, anfetamina, metanfetamina e opioides, às quais englobam medicamentos de prescrição.
No ano passado, no Porto de Santos e em Guarulhos (cidades do estado de São Paulo) o Maxilabor realizou as campanhas Maio Amarelo, Trânsito Livre de Drogas (Maio) e a Semana Nacional do Trânsito (Setembro). O objetivo foi conscientizar os motoristas sobre os perigos da direção sob efeito de substâncias psicoativas, através de blitzes educativas e em conjunto com as polícias: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Militar, Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Guarda Portuária, no caso do Porto de Santos. Foram realizados cerca de 2 mil testes em condutores voluntários e o resultado foi a detecção de drogas em 14,43% das amostras, sendo cocaína/crack, anfetaminas e THC.
Os condutores que foram abordados receberam material educativo e foram convidados a realizar o teste de forma voluntária e anônima. Os resultados foram compilados em um dossiê que foi encaminhado ao DENATRAN e aos órgãos intervenientes, já que, infelizmente, demonstram o grande número de condutores que dirigem sob o efeito de drogas.
O Kit Presto Saliva foi desenvolvido com tecnologia brasileira pelos profissionais do Maxilabor. Tem o melhor custo-benefício se comparado aos equipamentos estrangeiros. É, ainda, indicado no pós-acidente, em blitz e violências em geral.
Atualmente, esse método já é utilizado por empresas em diversos países de primeiro mundo para monitorar e controlar funções de risco, acidentes ou alterações de comportamento, como Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, México, Reino Unido e Suécia. Além de ter uma maior sensibilidade do que os aparelhos apresentados no mercado, o Kit Presto Saliva não requer nenhum aparelho eletrônico, o que o torna muito menos custoso do que os aparelhos de tecnologia estrangeira. Projetado, desenvolvido, testado e aprovado por diversas entidades de segurança pública (PRF, Guarda Portuária, Polícia Militar) para atender integralmente a legislação brasileira.
SOBRE O KIT PRESTO SALIVA®
O que é?
O Kit Presto Saliva é um produto que, através da secreção oral coletada, consegue identificar o uso das substâncias ilícitas (de 15 minutos até 48 horas) após exposição ou ingestão de medicamentos que podem exercer algum efeito neurológico no doador.
O que detecta?
Os 5 grupos de substâncias/drogas do kit padrão são: maconha, cocaína, anfetamina, metanfetamina e opioides. Esses grupos englobam medicamentos de prescrição e drogas ilícitas, que interferem na capacidade de dirigir. O kit analisa as drogas simultaneamente, basta o indivíduo umedecer o absorvente especial por 30 a 60 segundos, inserir no tubo com o líquido reagente e colocá-lo no equipamento, que detectará se houve ou não algum consumo.
Características
Único método no mundo que possibilita realizar a triagem no local e confirmatório da mesma amostra no laboratório.
Contraprova da amostra colhida para análise com estabilidade de 90 dias, atendendo às leis brasileiras.
Kits 100% invioláveis, aprovado com registro na ANVISA.
Fabricação nacional, proporcionando baixo custo ao produto.
Coleta
A coleta é simples, rápida e não invasiva, com duração aproximada de 3 minutos.
Sobre o Maxilabor
Fundado em 1999 e único do país a possuir médico revisor reconhecido internacionalmente, o Maxilabor é um laboratório de análises toxicológicas com expertise para analisar as quatro matrizes: cabelo, saliva, urina e ar expirado. Essas análises são realizadas em território brasileiro, nas modernas instalações da empresa, em São Paulo.
Considerado um Centro de Referência Internacional em exames toxicológicos, o Maxilabor tem excelência em seus serviços e, por isso, sua gestão é baseada nos requisitos da Norma Internacional ISO 17025, sendo o primeiro laboratório deste segmento a obter tal acreditação (Certificado - CRL 0270).
Os laudos emitidos pelo laboratório são aceitos no exterior, pois a CGCRE/INMETRO mantém acordos de reconhecimento mútuo com 58 organismos de acreditação de 46 países, o que confere a aceitação da acreditação em todos esses países. O Maxilabor é um dos poucos laboratórios de análises toxicológicas que realiza o exame toxicológico exigido para candidatos a concursos públicos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>