Seguro Saúde é tema de painel no 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros
Os desafios e o futuro do Seguro Saúde foram discutidos nessa sexta-feira, dia 13/10, no segundo dia do 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, realizado em Goiânia (GO). O painel foi mediado pelo diretor de Seguros Saúde e de Planos de Saúde Suplementar da Fenacor, Amilcar Vianna, que ressaltou a importância deste debate com a participação da ANS, da FenaSaúde e das principais seguradoras do mercado.
O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Rodrigues de Aguiar, destacou que a falta de informação no momento da venda do produto é um dos principais problemas que gera a insatisfação do consumidor. Segundo ele, para evitar essa situação, o órgão regulador criou algumas normativas, como a que determina a entrega de um manual de orientação para contratação e de um guia de leitura contratual para os beneficiários.
“Como consequência dessa falta de informação, os consumidores acabam desconhecendo as particularidades do plano de saúde e isso acaba impulsionando a judicialização”, afirma Aguiar.
O diretor da ANS explicou que o acesso a informações qualificadas também deve ser levado em conta na venda online, que foi normatizada recentemente pelo órgão regulador. Entre as particularidades dessa modalidade, ele aponta o direito ao arrependimento, que está previsto no Código do Consumidor e permite que o beneficiário desista da compra em até sete dias, a contar a partir da data de vigência do contrato
A presidente da FenaSaúde Solange Beatriz Palheiros Mendes se mostrou otimista em relação às perspectivas para o mercado em 2018. De acordo com ela, renda e emprego são dois fatores fundamentais para os resultados do setor e, com a recuperação da economia, a entidade espera uma retomada do crescimento no próximo ano.
Incorporação de tecnologias baseada em análise de custo-efetividade; redução de fraudes, desperdícios e abusos; programas de prevenção e prevenção; análise do impacto regulatório previamente à edição de novas normas pela ANS foram alguns dos desafios destacados por Solange para o setor de saúde nos próximos anos.
O presidente executivo da SulAmérica, Gabriel Portella, e o presidente da Bradesco Saúde, Manoel Peres, também participaram da mesa. Portella lembrou que 40% da arrecadação do mercado de seguros vêm da saúde suplementar. Já Peres ressaltou que o setor de saúde cresceu pela força e pela presença massiva do corretores de seguro.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>