Brasil,

Como montar o currículo do século 21?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ruhama Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Destacar as habilidades digitais e experiências profissionais são pontos importantes para a contratação

A taxa de desemprego no país tem alcançado níveis elevados. Segundo o IBGE, são 13,5 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Dado esse cenário, a competitividade para alcançar uma colocação é ainda maior. O currículo é sempre a primeira etapa do processo seletivo e dependendo do que foi citado pode não haver uma segunda chance.

Para se destacar, é preciso apresentar um conteúdo atraente e de acordo com as necessidades das empresas nesse momento. Mas, neste viés, qual é o tipo de profissional que o mercado procura? E quais são as competências que devem ser pontuadas em pleno século 21? O diretor da Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, Guilherme Maynard, aponta algumas habilidades necessárias na atualidade.

- APTIDÃO EM TECNOLOGIA

Cada vez mais, a tecnologia está presente no dia a dia das empresas. Atualmente, as habilidades tecnológicas não são exigidas apenas dos profissionais dessa área. “Em todos os setores, saber lidar com ferramentas digitais será um diferencial que pode garantir a contratação”, afirma Maynard.

- INGLÊS

Há tempos que falar inglês se tornou fundamental para quem deseja uma colocação no mercado de trabalho. “Hoje em dia, dominar a língua inglesa deixou de ser um diferencial e se tornou um fator obrigatório para uma carreira de sucesso. Além de conquistar mais rápido sua vaga, o salário de quem possui essa habilidade é até 61% maior dos que não falam o idioma, segundo pesquisa da Catho”, acrescenta o diretor.

- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Além de terem ótima formação, as corporações buscam profissionais que possuam inteligência emocional. “Esse talento, em saber identificar as suas emoções com mais facilidade, ajuda a se relacionar com colegas de trabalho, clientes e a manter o bom rendimento em situações de pressão e desafios. É algo que precisa ser trabalhado para quem quer crescer na carreira”, comenta.

- MULTIFUNCIONALIDADE

Você é contratado para exercer uma função, mas, será visto com bons olhos se entender de outros assuntos ligados ao universo da empresa. “É interessante um profissional que saiba dar dicas e sugestões em áreas que não são a sua, isso mostra que a pessoa gosta de aprender e quer contribuir para o sucesso da instituição”, diz.

- EXPERIÊNCIA NO MERCADO

Citar as experiências já vivenciadas no mercado de trabalho é um grande passo à contratação. Mas, seja econômico, cite apenas os dois últimos empregos e comente sobre atividades que exerceu. Também, explore os pontos altos das colocações, como por exemplo, promoções e crescimentos pessoal e profissional. “ O estudo é muito válido, mas quando o candidato traz uma bagagem de boas práticas no universo corporativo, ele ganha muita credibilidade”, comenta.

- TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

Recente pesquisa da Consultoria Deloitte aponta que quatro em cada cinco diretores de recursos humanos prestam bastante atenção a experiências adquiridas em trabalho voluntário na hora da admissão. A prática agrega muito já que ajuda no desenvolvimento de habilidades, como o trabalho em equipe, empatia, altruísmo. “ Muita das vezes, as atividades têm relevância para o cargo disputado” finaliza Maynard.

Sobre a Prepara Cursos

A Prepara Cursos, que foi a primeira rede a ser criada pelo Grupo Prepara, oferece mais de 80 cursos profissionalizantes e conta com mais de 500 unidades. A rede já formou mais de 1 milhão de alunos em todo o país. Além de contribuir para a formação de jovens de todo o Brasil, a Prepara Cursos ainda os auxilia por meio do Programa Mais Empregos, na busca pelo primeiro emprego ou por uma colocação melhor no mercado de trabalho. O Programa Mais Empregos atua como um facilitador entre empresas que procuram profissionais qualificados e candidatos em início de carreira que buscam uma oportunidade no mercado. Com essa iniciativa, a rede já beneficiou mais de 100 mil alunos em todo país. A Prepara Cursos é uma marca premiada no mercado nacional. Por três anos, foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Nego´cios a melhor franquia do Brasil e, em 2015, conquistou pelo sétimo ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising - SEF, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).www.prepara.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar