Outsourcing do futuro: muito mais que prestação de serviços
O mercado internacional de outsourcing cresceu 9% em 2016 na área de TI
A adoção da transformação digital em empresas de todos os portes e segmentos, eleva a relevância do departamento de TI nas organizações. Os investimentos são cada vez maiores, sendo que o mercado de produtos e serviços de TI pode chegar a USS 2,7 trilhões até 2020, segundo a consultoria IDC (International Data Corporation). O outsourcing, termo utilizado para descrever uma estratégia de uso de prestadores de serviços externos a uma gestão empresarial, ou seja, terceirização de profissionais que agregam valor e conhecimento a uma empresa, pode ser uma grande aliada dos gestores de TI nesse contexto.
É bom ressaltar que essa prática não está limitada à atividades de limpeza e de manutenção, como muitos podem pensar, pelo contrário, o mercado internacional de outsourcing cresceu 9% em 2016 na área de TI, segundo dados da consultoria ISG. Departamentos de supply chain, saúde e vendas também usufruem seus benefícios.
Outsourcing facilita processo de contratação
Atualmente, o Outsourcing é utilizado para contratar colaboradores que atuam no campo operacional. Contudo, para obter melhores resultados, um gerente precisa pensar além disso. As estratégias desenvolvidas em uma empresa podem ser aprimoradas quando uma equipe capacitada e experiente é contratada. A ferramenta facilita o processo de recrutamento, pois garante uma visão diferenciada e estratégica em relação às atividades existentes no mercado de trabalho. Além disso, os profissionais de uma companhia podem estar acostumados com certas situações e não conseguem enxergar novas oportunidades de negócio. Portanto, o outsourcing consultivo pode ser a resposta para os problemas estratégicos de uma gestão empresarial.
Aumento de produtividade
Todo empreendimento almeja aprimorar a gestão e aumentar a produtividade. A prática permite eliminar preocupações com a administração, manutenção de infraestrutura e até mesmo contratação de mão de obra para desenvolver certos produtos. Um executivo que adota o Outsourcing tem acesso a informações extremamente valiosas sobre a gestão. Como são utilizadas metodologias modernas e eficientes, é possível analisar todo o processo produtivo, a fim de encontrar pontos a serem melhorados em uma estrutura empresarial. Como consequência, as tarefas diárias são otimizadas e há aumento de produtividade.
Redução de custos operacionais
Manter uma equipe de profissionais pode ser algo oneroso ao orçamento de um empreendimento. Os encargos trabalhistas e os pagamentos dificultam o manejo de recursos em uma gestão. Ao utilizar a ferramenta, todas essas questões são resolvidas pela companhia contratada. Dessa forma, um gestor pode reduzir os custos operacionais e ganhar mais tempo para desenvolver atividades mais importantes para a empresa.
Acesso a novas tecnologias
É preciso acompanhar as transformações que acontecem no mercado. O que hoje é uma tecnologia eficiente em um curto intervalo de tempo pode se tornar antiquado e obsoleto. Para evitar esse problema, pode-se contratar um fornecedor especializado em implantar o pensamento digital na empresa. Com isso, um empreendimento tem acesso a recursos e profissionais antenados com o que há de mais moderno no mercado de trabalho, otimizando o desempenho ao utilizar novas soluções tecnológicas. O Outsourcing é uma metodologia que deve ser utilizada em um negócio que deseja sair na frente dos concorrentes e oferecer uma prestação de serviço diferenciada. Já as companhias que ainda estão presas a velhas abordagens de recrutamento estão fadadas a perderem seu lugar no mercado.
*Rafael Cichini é CEO da Just, especializada no desenvolvimento de produtos digitais, há 8 anos entregando software, soluções pioneiras e consultoria para auxiliar empresas nos desafios para uma transformação digital
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