Empregos têm saldo positivo finalmente
Número de postos abertos supera o de demissões em fevereiro após quase dois anos no terreno negativo
O saldo positivo de empregos em fevereiro surpreendeu especialistas ao interromper a sequência negativa de quase dois anos. Foram abertos 35.612 postos formais (com carteira assinada) no mês passado, o que só ocorrera em março de 2015 pela última vez (19.282 vagas). A volta das contratações é vista como o sinal mais evidente de retomada da recuperação econômica.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado do mês deveu-se ao setor de serviços, que vinha no vermelho desde setembro de 2015 pela série sem ajustes, ao registrar abertura líquida de 50.613 postos com carteira assinada. Cinco dos oito setores avaliados mostraram expansão na geração de empregos, como administração pública (+8.280 postos), agricultura (+6.201) e indústria da transformação (+3.949).
Em contrapartida, o comércio fechou 21.194 vagas no mês passado e a construção civil manteve o desempenho negativo que vem apresentando há mais de dois anos, com perda líquida de 12.857 postos em fevereiro.
Apesar do dado geral de fevereiro ter interrompido 22 meses consecutivos de fechamentos de postos, o desempenho no acumulado em 12 meses permanece bastante negativo, com perda líquida de 1,149 milhão de vagas.
O governo espera a repetição da trajetória positiva do emprego também em março e em abril, porque a liberação do saque das contas inativas do FGTS beneficiará o comércio.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>