15/03 - Dia do Consumidor: Suporte online ajuda lojas virtuais a atraírem mais clientes
Atendimento ao cliente se tornou um dos grandes diferenciais competitivos das lojas virtuais, já que tem influência direta na experiência de compra do consumidor
Especialista em comércio eletrônico traz dicas sobre suporte ao cliente, que é homenageado nesta quarta-feira, dia 15, no Dia Mundial do Consumidor
Cerca de 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra acabam levando o produto. O resultado faz parte de uma pesquisa realizada pela Yourviews – empresa que oferece review de produtos para lojas virtuais - para analisar o comportamento do consumidor no e-commerce. Na Loja Integrada, maior plataforma para criação de lojas virtuais com 400 mil lojas criadas, são respondidas pela equipe de atendimento ao cliente cerca 2.550 perguntas por mês.
O atendimento ao cliente se tornou um dos grandes diferenciais competitivos das lojas virtuais, já que tem influência direta na experiência de compra do consumidor e na fidelização do pós-venda. Segundo levantamento feito pela plataforma, os canais mais utilizados para que o cliente entre em contato com a empresa são os chats ou SACS Online, representando 52%, seguido pelas ferramentas da Web nas redes sociais, com 48%.
Ainda de acordo com o especialista, a falta de atendimento pode diminuir o faturamento da loja ou até prejudicar a reputação. “O consumidor está cada vez mais exigente e antenado. Disponibilizar vários meios de contato e ter uma central de atendimento com artigos e vídeos de treinamento é sinônimo de agilidade. Além disso, canais de atendimento passam segurança e fidelizam o cliente”, finaliza.
O especialista traz algumas dicas para os empreendedores digitais se destacarem no suporte ao cliente:
· Se possível, coloque no atendimento profissionais da área. Sua loja vende artigos para esteticista, por exemplo, tenha pelo menos uma profissional no atendimento ou dando consultoria aos outros atendentes.
· Suporte Interno: para quando os atendentes não souberem passar alguma informação para os clientes, assim poderão recorrer a essa ajuda e não correrão o risco de passar um dado errado.
· Motivação da equipe: Desenvolva programas de metas, entregue prêmios e brindes para os melhores atendimentos. Sua equipe se sentirá motivada e valorizada.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>