Antecipar a restituição do IR é boa ideia, mas só em casos de urgência, diz especialista
Para pagamento de dívidas muito altas, como cartão de crédito o cheque especial, antecipar o valor, com juros mais baixos, é boa pedida
Desde dois de março, pessoas físicas ou jurídicas começaram a enviar suas declarações de imposto de renda para a Receita Federal. Nessa época do ano, é comum que os contribuintes solicitem empréstimos pensando na antecipação do IRPF. Segundo Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico, plataforma de empréstimo online, essa alternativa só vale à pena em casos específicos. “Se o consumidor estiver endividado com linhas de crédito muito caras, como cartão de crédito ou cheque especial, vale sim à pena antecipar a restituição com um empréstimo a taxas de juros mais baixas”, diz.
Agora, se a ideia é antecipar esse recurso pensando em consumo, melhor esperar o Leão te pagar mesmo. Há outras situações onde antecipar vale à pena. “No caso de uma viajem que está prestes a acontecer, mas o consumidor não tem o dinheiro total, também pode valer à pena antecipar a restituição via empréstimo”, completa o executivo.
Ciampolini diz que o contribuinte não precisa necessariamente tomar o empréstimo específico para a restituição, que é oferecidos pelos bancos nessa época do ano e que, em geral, é pago em parcela única. Podem existir linhas mais baratas e parceladas. “Sempre avalie as taxas e o Custo Efetivo Total. Pode ser muito mais vantajoso tomar um empréstimo a taxas menores, parcelar por um tempo e, quando receber a restituição, quitar o valor restante e com desconto - por conta da antecipação de pagamentos”, diz.
Para mais informações sobre o tema, dicas sobre antecipação de IR e entrevistas com o especialista:
Thainá Protta e Desiree Hamuche
11 3085 6583/ 97999 1544
Sobre a Lendico
A Lendico é uma plataforma online de empréstimo pessoal que tem como missão oferecer as melhores taxas de juros do mercado. Aliando alta tecnologia e inteligência de mercado a empresa oferta taxas de juros justas, mudando a forma como as pessoas enxergam o empréstimo pessoal. Desde sua fundação no Brasil, em julho de 2015, a Lendico já atendeu mais de 7 mil clientes e emprestou mais de R$ 48 milhões. Além do Brasil, a Lendico está presente em mais quatro países (Holanda, Áustria, Alemanha e Suíça). O modelo de negócio da Lendico mostra que crédito inteligente e um solucionador de problemas financeiros, desde a saída de um endividamento ruim até a realização de sonhos.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>