Tecnologia eficiente vai ajudar na adaptação ao eSocial
De acordo com resolução da Receita Federal, o eSocial torna-se obrigatório, a partir de janeiro de 2018, para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões e em junho do mesmo para todas as outras. O programa do governo federal brasileiro pretende unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
Segundo Ilana Brancalhão, arquiteta de Soluções de Sistema de RH da Benner, o eSocial viabilizará a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores, o cumprimento de obrigações e a qualidade de informações, coletando e mantendo dados trabalhistas, previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS num único ambiente. “Com o início do projeto o intuito é, gradativamente, substituir o envio de dados como SEFIP, CAGED, RAIS, DIRF, CAT, MANAD, entre outros, apenas pela transmissão do eSocial”.
Por isso, será fundamental o uso da tecnologia para se adaptar ao eSocial. “É preciso contar com uma plataforma projetada para ser integrada a qualquer sistema de gestão (ERP) e demais soluções utilizadas pela empresa”, afirma Ilana.
Primeiros impactos
A especialista da Benner alerta que, no começo, as empresas sentirão alguns impactos, por conta da mudança de processos internos. “A vigência do eSocial traz uma nova realidade, as empresas terão que se certificar que estão atendendo todas as legislações vigentes. Haverá, por exemplo, impacto de infraestrutura, com a aquisição de sistema para a geração do eSocial. O novo programa atinge diretamente a cultura empresarial e força mudanças nas companhias que nem sempre são aceitas com facilidade”.
O eSocial vai repercutir em todas as áreas da empresa. “Quando se fala em modificações de processos é necessário o apoio de todos os gestores para cumprimento mais eficiente das novas regras que serão impostas”, avalia Ilana.
Já para os empregados, os impactos estão relacionados a uma exigência mais firme com a aplicação das leis. “Não haverá, por exemplo, espaço para um pedido de férias em cima da hora, seja por parte do colaborador, que faz a solicitação por motivos particulares, ou da própria empresa, que impõe ao empregado a saída imediata de férias para evitar o pagamento acumulado de um período de descanso”.
As empresas que não aderirem ao novo projeto terão riscos de multas, restrição para obtenção de CND – Certidão Negativa de Débitos (INSS), Restrições para obtenção da CRF – Certificado Regularidade do FGTS, Autuações pelos órgãos envolvidos, entre outros impactos.
Sistema de gestão já preparado
A Benner vem se preparando para a entrada do eSocial desde a primeira publicação da obrigação legal, através do Decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014.
O sistema de gestão da Benner está pronto para usar as informações que ele mesmo produz ou de origens diferentes. O módulo eSocial possibilita toda a administração, desde a geração dos layouts, envio, armazenamento do protocolo, acompanhamento de status de envio e devolutiva, retificações, armazenamento das informações, separadas por necessidade do envio (periódico, não periódico, inclusão, exclusão e alteração). “Além disso, é possível verificar as regras antes do envio, garantindo a segurança e entrega de informações corretas”.
O módulo eSocial tem interface WEB com disponibilizações de dashboards de acompanhamento dos processos, o que torna a administração mais estratégica. “Garante ainda a mobilidade, dando subsídio de informações para os gestores que serão os apoiadores no processo de implantação do eSocial que afeta a empresa como um todo”.
Sobre o Grupo Benner
Presente no mercado de software de gestão empresarial no Brasil desde 1997, o Grupo Benner oferece soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos) que beneficiam a gestão corporativa dos seus clientes e proporcionam resultados efetivos aos seus negócios.
Posicionada entre os cinco principais players nacionais, a empresa foi pioneira em criar soluções especialistas nas verticais em que atua: Logística & Supply Chain, Turismo e toda a cadeia de Saúde – Operadoras e Hospitalar - com foco em tecnologia, gestão de sinistro, terceirização (processos e centrais de relacionamento) e serviço de orientação médica (nurse call).
O Grupo oferece também ERP para os segmentos de Comércio e Serviços, além de soluções para as áreas Jurídica, Recursos Humanos e Gestão de Viagens. Todas comercializadas tanto no modelo tradicional, como em CloudComputing e SaaS.
A empresa preza pela qualidade no atendimento próximo e personalizado, 100% baseado em SLA (níveis de serviço). Além disso, mantém constante inovação tecnológica nos seus produtos e serviços visando sempre atender às necessidades dos seus clientes.
Atualmente, são mais de 1.200 colaboradores que atuam nos dois centros de desenvolvimento de tecnologia e em escritórios localizados em São Paulo, Alphaville, Blumenau, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, além de canais de venda nos principais polos econômicos nacionais.
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