Volume de vendas de dezembro surpreende e aumenta a confiança dos comerciantes paulistas no mês de janeiro
Depois de sucessivos registros de melhora nas expectativas, o IFECAP de janeiro registra salto de quase 10 pontos e atinge o maior valor acima de 100 pontos desde 2015
O IFECAP – Índice de Expectativas nos Negócios – da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) registrou, em janeiro, 101,21 pontos na série com ajuste sazonal, um considerável aumento quando comparado ao mês de dezembro de 2016, crescimento de 10,3%.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice saltou de 71,69 para 101,21, variação positiva de 41,2%. “O indicador, em janeiro, superou a barreira dos 100, o que indica o otimismo dos comerciantes, algo que não ocorria desde março de 2015. Esses resultados são explicados, em parte, pelo movimento de vendas no mês de dezembro, que superou as expectativas dos lojistas, que contavam com um volume menor, além da segunda redução da taxa básica de juros”, diz o professor de Economia Erivaldo Costa Vieira, Coordenador do NECON - Núcleo de Conjuntura Econômica da FECAP.
O Índice-Momento Atual, influenciado por tal otimismo, registrou em janeiro aumento de 8,7% em comparação com dezembro de 2016, mantendo a tendência de alta verificada nos últimos meses. Em relação ao mesmo mês de Janeiro de 2016, o aumento foi de 33,6%. No entanto, o Índice-momento atual ainda indica pessimismo, mantendo-se abaixo do índice 100. O Índice-momento atual é composto pelo Índice momento atual de vendas, que demonstrou um aumento de 24,3% em relação ao mês anterior; pelo indicador momento atual de encomendas, que registrou aumento de 7,1%, além do Índice-Momento atual, isto é, situação dos negócios, que em janeiro indicou queda de 0,4%.
O Índice-Futuro, produzido com base nas expectativas para o próximo trimestre, depois de dois meses seguidos de recuo, voltou a demonstrar crescimento em 12,2% comparado ao mês de dezembro. Tal aumento no otimismo em parte pode ser explicado pelas vendas de dezembro, que reverteram expectativas. Indicador de vendas futuras pontou aumento de 12,6%. O Índice-Futuro de Encomendas também revelou alta de 11,7% em relação ao mês anterior. O Índice-Futuro do mês de janeiro, quando comparado ao mês de janeiro de 2016, avançou em 50,5%.
A decomposição do índice geral por porte da empresa aponta para uma melhora na confiança das empresas de todos os portes, sendo que o maior aumento se verificou nas médias empresas com variação positiva em relação ao mês anterior de 31,7%. Para as microempresas, o índice apontou variação positiva de 10,7%; já para as pequenas empresas a variação foi de 5,2%. As grandes empresas registraram aumento menor, de 3%.
A decomposição do índice em termos regionais aponta uma piora na confiança dos comerciantes da capital, que registrou uma redução de 11,4% em relação ao mês de dezembro de 2016, enquanto que o índice anterior apontou melhora de 12,4%.
Índice FECAP de Expectativa nos Negócios
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.
O IFECAP traz dados sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.
Indicadores
O IFECAP divide-se em três indicadores:
• Índice-Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice-Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice-Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.
Metodologia
A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.
A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em micro empresas, pequenas, médias e grandes empresas.
Sobre a FECAP
Com 114 anos de tradição em educação, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP oferece cursos voltados para Negócios, incluindo as áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Publicidade e Relações Públicas, com o objetivo de formar profissionais de alto nível, preparados para se posicionar em um mercado de trabalho em constante transformação. Nota máxima no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e eleita duas vezes consecutivas o melhor centro universitário do país pelo Guia do Estudante, a FECAP, com 100% de professores doutores e mestres, oferece Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Cursos e Palestras, além do Ensino Médio.
O Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica (NECON) é um grupo formado por professores e alunos da FECAP que tem como missão criar um ambiente permanente e rico em reflexão e análise acerca da conjuntura econômica nacional, além de produzir relatórios que auxiliem investidores, empresários, gestores públicos e pesquisadores na tomada de decisão
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