Trade marketing: especialista mostra como melhor atender o shopper em tempos de crise
A pesquisadora da ESPM Rio Simone Terra apresentou oportunidades para trabalhar com as marcas no ponto de venda em webinar gratuito promovido pelo Clube do Trade
Em tempos de crise, um dos desafios do trade marketing é entender como lidar com um shopper que dispõe de menos recursos para compras. Este foi um dos recados que a especialista em shopper marketing Simone Terra, pesquisadora do Núcleo de Economia Criativa na ESPM Rio, apresentou durante o TradeCast, webinar gratuito promovido por meio do Clube do Trade, iniciativa da Involves, empresa que atua no desenvolvimento de tecnologia para o trade marketing. A apresentação foi realizada pelo CEO da empresa, Rodrigo Lamin.
Segundo Simone, deve-se lembrar que a marca conta com apenas dez segundos para convencer o consumidor a decidir pelo seu produto, por isso a comunicação tem que ser rápida. “Muitas pessoas afirmam não ter como investir em merchandising, mas a embalagem do produto é o melhor material de merchandising. Ela fará com que o shopper (consumidor) decida pelo produto”, afirmou a especialista.
A pesquisadora também apontou algumas oportunidades para trabalhar com as marcas no ponto de venda neste momento de redução orçamentária. “Estamos lidando com um shopper com menos dinheiro, então dependendo do tipo de produto há a necessidade de diminuir ou aumentar a embalagem. Por exemplo, produtos de obrigação (para casa) devem ter embalagens grandes, pois o consumidor está muito ligado em economia. Outros pontos muito importantes são necessidade de se reinventar, estratégias de trade diferenciadas para canais, parcerias de cobranding, conseguir provar o ROI, comunicação segmentada, estratégia de alinhamento entre sell in e sell out, tomada de decisão rápida e plano de ação semanal. Lembrando que empresas médias aproveitaram a crise para inovar com tecnologia e saíram na frente. Simples ações fazem a diferença”, explica.
Simone também considera importante a integração de todos os setores no mesmo propósito. “As equipes devem estar motivadas e capacitadas. Os gestores precisam reconhecer o trabalho. Não estou falando em dinheiro, é receber parabéns, ser destacado como o melhor do mês, um jantar com o chefe, etc. Se entendemos isso, conseguimos traçar uma boa estratégia”, finaliza.
O Clube do Trade, portal iniciado em 2016 com o intuito de pulverizar boas práticas do setor, promove ao longo do ano vários debates por meio de webinars com especialistas da área para aproximar os profissionais que atuam com trade marketing e apoiar as organizações na busca por maior competitividade. As gravações de todas as edições do TradeCast ficam disponíveis no site www.clubedotrade.com.br, na página de Materiais Educativos. O conteúdo é gratuito.
Sobre a Involves
A Involves surgiu em 2008 e é a responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter, plataforma de gestão de trade marketing e monitoramento de equipes de campo em tempo real utilizada por empresas que atuam em segmentos como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, informática e cosméticos. Instalada em Florianópolis (SC), a scale-up catarinense atua diretamente com indústrias, distribuidores e agências especializadas em trade marketing. Hoje a Involves tem clientes no Brasil, África e em mais dez países da América Latina. Estão no portfólio do Agile Promoter grandes empresas como L’Oréal, Red Bull, Multilaser, Fini Guloseimas, Cecrisa, Parati, Intelbras e Positivo Informática. Saiba mais: www.involves.com.br / www.agilepromoter.com.
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